Resumo

A construção de valores é uma das oito dimensões do conhecimento presentes no componente curricular de Educação Física na Base Nacional Comum Curricular. O presente relato ocorreu em uma escola privada na cidade de Santo André – SP, que tem uma matriz curricular diferenciada no terceiro ano do Ensino Fundamental, com uma aula semanal de Educação Física e uma aula semanal de Prática Esportiva, que se divide em Atividades Aquáticas e Judô. O objetivo foi construir com os alunos alguns valores envolvidos no nosso dia a dia a partir de uma pergunta norteadora gerada naturalmente pelos próprios alunos. Diante de um projeto interdisciplinar sobre a paz, surgiu na aula de judô a seguinte questão: “Será que posso ser um agente da paz?”. Partindo da indagação e de uma roda de conversa, notou-se que os alunos não se sentiam capazes de promover a paz e seus valores, pois estavam estudando apenas os “grandes” agentes da paz, como Gandhi e Malala, não conseguindo fazer uma relação com suas realidades. Para mudar essa visão, a ideia foi trabalhar a biografia de uma pessoa comum com atitudes no seu dia a dia que promovessem valores indispensáveis à sociedade. Por ser nas aulas de judô, a pessoa escolhida foi a ex-atleta Soraia André, professora do município, com uma história de luta contra o racismo e diferença de gênero. Os alunos conheceram a história de vida dela para elaborar questões para uma entrevista. O intuito era que os alunos partissem da realidade deles, de seus conhecimentos e de seus valores para que os próprios construíssem a resposta se eles poderiam ser agentes da paz. O envolvimento e o entusiasmo foram tão grandes que a entrevista teve que ser feita através de uma live para que outros professores e as famílias pudessem acompanhar. Ao final do processo foi possível identificar que os alunos entenderam que podem ser agentes da paz nas suas atitudes diárias através de valores como o respeito, cooperação, empatia e solidariedade.

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