Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre Síndrome de Burnout e o nível de atividade física em professores de escolas estaduais de ensino do município de Januária, Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, descritiva e de corte transversal. Para a coleta de dados, foram utilizados os questionários Maslach Burnout Inventory (Maslach et al., 1996) e International Physical Activity Questionnaire (Guedes et al., 2005). A amostra foi composta por 53 professores, do sexo masculino e feminino. Utilizou-se a estatística descritiva por método de porcentagem para as categorias (frequência absoluta e frequência relativa). Para verificar uma possível associação entre os objetos deste estudo, foi utilizado o teste paramétrico qui-quadrado. Os achados indicaram que, na exaustão emocional, 11,31% apresentaram níveis elevados de Burnout e 69,81% níveis médios. Na despersonalização, 9,41% obtiveram níveis altos e 73,58% níveis médios. Na realização profissional reduzida, os professores encontravam-se com nível baixo e médio de Burnout, respectivamente 15,09% e 67,92%. Não houve associação entre a variável nível de atividade física e os parâmetros da Síndrome de Burnout: exaustão emocional (p=0,44), despersonalização (p=0,85) e realização profissional reduzida (p=0,30). Neste estudo, não foi possível identificar associação entre o nível de atividade física e a Síndrome de Burnout.

Acessar