Resumo

O objetivo deste estudo foi projetar um sistema de exercícios determinando os componentes e atividades para o ensino da técnica de queda baixa para goleiros de futebol em estágio formativo. Para tal, foram analisados ​​e sintetizados os ideais de diferentes autores que contribuem para o tema em estudo, recorrendo à exploração de campo e tipos de investigação descritiva. Além disso, com recurso a técnicas e instrumentos de recolha de informação como o inquérito e a ficha de observação dirigida a 10 guarda-redes, incluindo a entrevista tanto a treinadores de goleiros como a especialistas da área, o baixo nível de aprendizagem que estes jogadores têm em relação a técnica de queda baixa. Anexado a isso, foi destacada a importância de desenvolver cada gesto técnico em sua etapa formativa como jogadores de futebol, incluindo a implementação de recursos didáticos, treinamento e conhecimento de diversas variantes de exercícios pelo treinador que permitem ao goleiro ter um aprendizado significativo, concluindo com o pensamento de que se não pratica as diferentes técnicas básicas do esporte tende a diminuir seu nível de reação, sua elasticidade e sua maneira correta de cair. Por isso o sistema de exercícios se apresenta como uma proposta eficaz que sequencia os exercícios do simples ao complexo a partir de diferentes etapas: diagnóstico, planejamento, aplicação e avaliação, permitindo ao goleiro executar corretamente o embasamento técnico.

Referências

Becerra, B. (2019). Fútbol: el portero dentro de una realidad sistémica: una revisión. Psychology Research, 2(1), 8-10. https://doi.org/10.33000/mlspr.v2i1.88

Becerra, B. (2021). Influencia de las emociones en las jugadoras de fútbol: revisión de literatura. Revista de Educacion Fisica, 10(1), 3-10. https://www.researchgate.net/publication/350172329

Cabeza, A., Guillén, L., Gutiérrez, M., Padrón, L., Vargas, D., y Ortega, R. (2019). Sistema de ejercicios profilácticos para la prevención de las lesiones de rodilla en el Karate Do. Retos, 36(2), 487-496. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.70918

Caicedo, A. (2020). Guía metodológica para la formación de guardametas de fútbol categoría sub 14 [Tesis de grado, Facultad de Educación Física, Universidad de Guayaquil]. http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/55320

Di Paolo, S., Santillozzi, F., Zinno, R., Barone G., y Bragonzoni, L. (2022). On-Field Biomechanical Assessment of High and Low Dive in Competitive 16-Year-Old Goalkeepers through Wearable Sensors and Principal Component Analysis. Sensors, 22(19), 1-17. https://doi.org/10.3390/s22197519

Acessar