Resumo

Introdução: Na última década, o número de pesquisas sobre a formação e desenvolvimento profissional de treinadores esportivos têm aumentado no contexto brasileiro. Com base na perspectiva teórica da aprendizagem ao longo da vida, treinadores desenvolvem suas habilidades e competências por meio de três situações de aprendizagem: medidas, não mediadas e internas. Até o momento, não se tem conhecimento de pesquisas conduzidas baseadas nesta perspectiva para investigar treinadores de natação no contexto brasileiro. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar as situações de aprendizagem profissional dos treinadores de natação do estado de Santa Catarina. Metodologia: Foi realizado um estudo abordagem quantitativa de caráter descritivo. Participaram sete treinadores de natação, com experiência de atuação em média de 22 anos, registrados na Federação Aquática de Santa Catarina (FASC). Como instrumento, foi elaborado um questionário fechado com base na Escala de Situações de Aprendizagem para Treinadores Esportivos (ESATE). A análise quantitativa de dados foi realizada por meio da estatística descritiva. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos de uma universidade Comunitária (parecer nº 4.860.573). Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Para os participantes do estudo, as situações de aprendizagem mediadas são pouco importantes (17,8%), importantes (25%) e muito importantes (57,25%). As situações de aprendizagem não-mediadas são pouco importantes (7,1%), importantes (7,1%) e muito importantes (85,8%). As situações de aprendizagem internas são importantes (3,5%) e muito importantes (96,5%). Conclusões: Conclui-se que para treinadores natação experientes, a principal situação de aprendizagem foi a interna. Para futuros estudos, sugere-se investigar um maior número de treinadores, tanto no estado como de outras regiões do país. 

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