Resumo

: Este é um relato de experiência do “Curso de Formação de Instrutores (as) de Skateboarding” (CFIS) da “Federação Paulista de Skate” (FPS), cujo objetivo é capacitar skatistas, graduados (as) em Educação Física (EF), entre outros, para organizar, sistematizar e mediar o processo de ensino, vivência e aprendizagem do Skateboarding de modo seguro e sistêmico. Objetivo: Apresentar subsídios técnico-táticos, socioeducativos, histórico-culturais e metodologias de ensino-aprendizagem que valorizem a heterogeneidade do Skateboarding e de quem o vivencia. Desenvolvimento: Ofertado em 2024, o curso teve 32 horas de duração, contou com corpo docente composto por quatro skatistas (mestres e/ou especialistas em EF e/ou campos correlatos). Participaram 41 estudantes (38 alunos e 3 alunas) de diferentes níveis de formação, oriundos de diversas cidades brasileiras, com média de idade de 35.9 anos e média de 15.2 anos de experiência. O curso contemplou conteúdos teóricos e práticos acerca da Pedagogia do Esporte, Psicologia Esporte, Treinamento, História do Skateboarding, Vertentes (Paraskate, Street, Downhill etc.), os quais foram abordados utilizando facilitadores didático-pedagógicos variados, de modo a estimular trocas de experiências e saberes entre discentes e docentes. A avaliação consistiu na elaboração de um plano de aula desenvolvido a partir de uma situação problema, aplicado em crianças e adolescentes de um projeto social convidado. Sugestões: A formação complementar voltada ao processo de ensino-aprendizagem do Skateboarding, proporciona reconhecimento profissional e é essencial para que profissionais promovam intervenções seguras, que não se limitem a abordar aspectos técnico-táticos e/ou o “Skateboarding Olímpico”, visto que, esta prática corporal é plural e possui riscos inerentes. Conteúdos que, por vezes, não são abrangidos por cursos de graduação e/ou transcendem o conhecimento prévio de muitas pessoas. Portanto, a formação complementar, pode favorecer uma formação ampla e crítica do ser-humano (estudantes, professores (as), atletas etc.), “para” e “pelo” Skateboarding.