Resumo

A partir da análise da literatura, este artigo sistematiza, sob o referencial técnico-tático da Pedagogia do Esporte, a complexidade do Skateboarding no século XXI, destacando suas manifestações, implementos e fundamentos, a fim de oferecer subsídios para a reflexão sobre seu processo de ensino, vivência e aprendizagem. A pesquisa baseou-se em uma revisão narrativa da literatura, contemplando oito publicações acadêmico-científicas que possibilitaram compreender: as diferenças entre as peças que compõem o “skateboard”; as diversas manifestações e vertentes do Skateboarding; aspectos técnico-táticos da prática, incluindo fundamentos e manobras; e, em menor medida, elementos histórico-culturais. Assim, o artigo apresenta a profissionais de Educação Física e Ciências do Esporte conhecimentos muitas vezes restritos a praticantes e especialistas, fomentando reflexões sobre a organização, sistematização e mediação do processo de ensino, vivência e aprendizagem do Skateboarding em diferentes contextos. Busca-se, desse modo, contribuir para sua inclusão e democratização como fenômeno sociocultural amplo e complexo, que transcende os discursos midiáticos e a esfera olímpica

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