Sobre esporte, lazer, juventude e educação

Parte de Esporte, lazer e juventude . páginas 30 - 49

Resumo

POR QUE TEMATIZAR A EDUCAÇÃO? Mas por que é importante abordar o tema da educação em um texto sobre esporte, lazer e juventude? Três argumentos, que fundamentam essa escolha, podem ser aqui apresentados: • primeiro: a relação entre esporte, lazer e educação é uma aposta feita por estudiosos de diferentes campos temáticos, ou seja, a dimensão educativa, inerente ao esporte e lazer e as possibilidades de educação a partir deles, é alvo de estudos interdisciplinares; • segundo: o fomento do esporte e do lazer – respaldado, sobretudo, no discurso da ampliação dos contextos de educação de crianças e jovens – é parte das iniciativas de políticas para a juventude no Brasil. Assim, vários programas, que têm o jovem (sobretudo em situação de vulnerabilidade social) como alvo, podem ser citados para mostrar a junção esporte, lazer e educação; • terceiro: particularmente, interessa-nos assinalar que a educação (sobretudo, na proposição pedagógica da educação popular) é uma diretriz orientadora das intervenções do PELC – que tem como objetivo geral “Democratizar o direito das pessoas brasileiras ao lazer e ao esporte recreativo” (SILVA; GOMES, 2017, p. 17). Em outras palavras, o PELC tem o objetivo de “garantir o acesso às práticas e aos conhecimentos sobre esporte e lazer a todos os cidadãos brasileiros através de ações educativas na perspectiva da emancipação humana e do desenvolvimento comunitário” (MINISTÉRIO DOS ESPORTES, 2013 apud SILVA; GOMES, 2017, p. 28). Isso, por si só, já é um indício da necessidade de colocar em debate o tema da educação.