Superando o “adoecimento docente” na educação física: um relato sobre a formação continuada e o apoio entre pares
Por Priscila Lima Ferreira (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
: A empolgação com a Semana Municipal do Brincar e dos Jogos com o tema "Viva a diversidade! O brincar é para todas as pessoas!" logo se transformou em um sentimento de frustração para os professores de Educação Física. Apesar de todo o empenho na organização dos eventos, a desmotivação se instalou devido à dificuldade de lidar com os alunos e colegas de trabalho. Objetivo: Este relato busca compreender as causas do "adoecimento docente" entre os professores e propor soluções através da formação continuada e do apoio entre pares. Os consentimentos dos sujeitos estudados foram obtidos e os procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com a legislação vigente. Desenvolvimento: A experiência envolveu 42 professores de Educação Física que participaram de um programa de formação continuada quinzenal durante o primeiro semestre de 2024. Ao final do período, os professores responderam questionários e participaram de diálogos em grupo para compartilhar suas experiências e percepções. Os principais desafios relatados pelos professores foram: mediação de conflitos e lidar com alunos com problemas de comportamento; estimular a participação espontânea sem exigir; lidar com a falta de respeito sem se alterar; gerenciar brigas e xingamentos durante as aulas e a falta de apoio da gestão escolar. Tais relatos indicam que o "adoecimento docente" na Educação Física está relacionado à falta de recursos para lidar com os desafios do dia a dia, como a indisciplina dos alunos e a falta de apoio da gestão escolar. A formação continuada, por si só, não é suficiente para amenizar esses problemas. É necessário criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo, onde os professores possam se apoiar mutuamente e compartilhar suas experiências. Sugestões: Implementar um programa de tutoria entre pares, onde cada professor tenha um "amigo crítico" para se apoiar, compartilhar sentimentos e planejamentos