Teoria da Autodeterminação e o futsal infantil: perspectivas motivacionais e de desenvolvimento na iniciação esportiva
Por Jorge Rota (Autor), Helton Magalhães Dias (Autor), Marcelo Callegari Zanetti (Autor).
Resumo
O futsal é uma das principais vias de engajamento esportivo precoce no Brasil, moldando as experiências atléticas das crianças desde a infância e frequentemente servindo como o primeiro passo para aspirações no futebol. No entanto, a crescente prevalência da especialização precoce levanta preocupações sobre seu impacto na participação a longo prazo e no desenvolvimento geral. Fundamentado na Teoria da Autodeterminação (TAD), este ensaio examina como fatores ambientais influenciam a motivação e o engajamento de jovens atletas no futsal. Especificamente, destaca o papel da autonomia, competência e interações sociais na promoção da motivação autodeterminada, da permanência na prática esportiva e de resultados positivos no desenvolvimento. Ao explorar como as experiências esportivas iniciais podem tanto favorecer quanto prejudicar a motivação intrínseca, este estudo defende uma abordagem de iniciação ao futsal baseada no desenvolvimento, priorizando as necessidades psicológicas, o bem-estar a longo prazo e o crescimento integral em detrimento de resultados imediatos de desempenho.
REFERÊNCIAS
ADIE, J. W.; DUDA, J. L.; NTOUMANIS, N. Autonomy support, basic need satisfaction and the optimal functioning of adult male and female sport participants: a test of basic needs theory. Motivation and emotion, v. 32, p. 189-199, 2008.
ADIE, J. W.; DUDA, J. L.; NTOUMANIS, N. Perceived coach-autonomy support, basic need satisfaction and the well-and ill-being of elite youth soccer players: a longitudinal investigation. Psychology of Sport and Exercise, v. 13, n. 1, p. 51-59, 2012.
ÁLVAREZ, M. S.; BALAGUER, I.; CASTILLO, I.; DUDA, J. L. Coach autonomy support and quality of sport engagement in young soccer players. The Spanish Journal of Psychology, v. 12, n. 1, p. 138-148, 2009.
BALAGUER, I.; CASTILLO, I.; DUDA, J. Autonomy support, needs satisfaction, motivation and well-being in competitive athletes: a test of the self-determination theory. Revista de Psicología del Deporte, v. 17, n. 1, p. 123-139, 2008.
CRONIN, L.; ELLISON, P.; ALLEN, J.; HUNTLEY, E.; JOHNSON, L.; KOSTELI, M. C.; MARCHANT, D. A self-determination theory based investigation of life skills development in youth sport. Journal of Sports Sciences, v. 40, n. 8, p. 886-898, 2022.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. The "what" and" why" of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.
FUTSAL, F. P. D. Campeonatos de Futsal. 2024. Disponível em: https://eventos.admfutsal.com.br. Acesso em: 04 fev. 2025.
GAGNÉ, M. Autonomy support and need satisfaction in the motivation and well-being of gymnasts. Journal of Applied Sport Psychology, v. 15, n. 4, p. 372-390, 2003.
MARQUES, R. F. R.; MARCHI JUNIOR, W. Media coverage on brazilian men’s futsal: national senior team players’ perspective. Movimento, v. 25, e25018, p. 1-18, 2022.
MONTEIRO, D.; TEIXEIRA, D. S.; TRAVASSOS, B.; DUARTE-MENDES, P.; MOUTÃO, J.; MACHADO, S.; CID, L. Perceived effort in football athletes: the role of achievement goal theory and self-determination theory. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1575, 2018.
NASCIMENTO JUNIOR, J. R. D. A. D.; FREIRE, G. L. M.; MORAES, J. F. V. N. D.; FORTES, L. D. S; OLIVEIRA, D. V.; CRONIN, L. D. Does life skills development within sport predict the social behaviours and sports values of youth futsal players? International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 20, n. 3, p. 981-995, 2022.
PELLETIER, L. G.; ROCCHI, M. Organismic Integration Theory: a Theory of Regulatory Styles, Internalization, Integration, and Human Functioning in Society. In: RYAN, R. M. (ed.). The Oxford Handbook of Self-Determination Theory. New York: Oxford University Press, 2023. p. 53-83. (v. 1, cap. 3).
QUESTED, E.; NTOUMANIS, N.; VILADRICH, C.; HAUG, E.; OMMUNDSEN, Y.; VAN HOYE, A.; MERCÉ, J.; HALL, H. K.; ZOURBANOS, N. K.; DUDA, J. L. Intentions to drop-out of youth soccer: a test of the basic needs theory among European youth from five countries. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 11, n. 4, p. 395-407, 2013.
RYAN, R. M. The Oxford handbook of Self-determination theory. New York: Oxford University Press, 2023.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, v. 55, n. 1, p. 68, 2000.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Facilitating and hindering motivation, learning, and well-being in schools: research and observations from self-determination theory. In: WENTZEL, K. R.; MIELE, D. B. (ed.). Handbook of motivation at school. London: Routledge, 2016. p. 96-119.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Organismic integration theory: Internalization and the differentiation of extrinsic motivation. In: RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York: Guilford Press, 2017a. p. 179-215.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York: Guilford Press, 2017b.
SANTANA, W. C.; RIBEIRO, D. A. Idades de início de atletas de futsal de alto rendimento na prática sistemática e em competições federadas da modalidade. Pensar a Prática, v. 13, n. 2, p. 117, 2010.
SOUZA JUNIOR, L. A.; FALCONI, C. A.; DIAS, H. M.; BRANDÃO, M. R. F.; ZANETTI, M. C. Motivation, parental style and psychological well-being of female basketball school player. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 20, n. 1, p. 201-216, 2020.
STANDAGE, M.; RYAN, R. M. Self‐determination theory in sport and exercise. In: TENENBAUM, G.; EKLUND, R. C. Handbook of sport psychology. Hoboken: Wiley Online Library, 2020. p. 37-56.
TAYLOR, I. The five self-determination mini-theories applied to sport. In: MELLALIEU, S.; HANTON, S. (ed.). Contemporary advances in sport psychology. London: Routledge, 2015. p. 68-90.
VANSTEENKISTE, M.; NIEMIEC, C. P.; SOENENS, B. The development of the five mini-theories of self-determination theory: an historical overview, emerging trends, and future directions. In: URDAN, T. C.; KARABENICK, S. A. (ed.) The decade ahead: theoretical perspectives on motivation and achievement. Leeds: Emerald Group Publishing Limited, 2010. p. 105-165. (v. 16, parte a).