Editora UNESCO Institute for Lifelong Learning. Alemanha 2022. 197 páginas.

Sobre

Prefácio

As complexidades da vida moderna exigem adaptabilidade – populações resilientes, abertas à mudança e dispostas a se engajar no aprendizado ao longo da vida. o aumento da mobilidade, o deslocamento populacional, a crise climática, as mudanças tecnológicas, as ameaças à saúde global e aos sistemas democráticos e os novos padrões de produção e consumo afetam, de diferentes maneiras, todos os países do mundo. a aprendizagem ao longo da vida (LLL - Life Long Learning) representa um meio eficaz e potencialmente transformador de enfrentar muitos desses desafios. a saúde e o bem-estar das pessoas e torna as comunidades mais coesas. em outras palavras, faz uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável em todos os países, regiões e localidades.

O valor da LLL tornou-se ainda mais aparente à medida que a comunidade global enfrenta os desafios profundos e compartilhados da pandemia de Covid-19, que, além de precipitando uma crise aguda de saúde pública, interrompeu significativamente a educação. governos, instituições, professores e alunos tiveram que se adaptar rapidamente às restrições da vida pública para garantir a continuidade do aprendizado. Onde programas de aprendizagem mais tradicionais em salas de aula não eram possíveis, surgiram alternativas online. a aprendizagem não formal e informal veio à tona com a proliferação de cursos online mais flexíveis, novos canais de comunicação entre as partes interessadas da educação e a abertura de recursos digitais. -fabricantes. por exemplo, posso abordar problemas decorrentes de rápidas mudanças demográficas e movimentos em massa de pessoas (ver Singh, 2018) e pode promover a tolerância e os valores democráticos diante de profundas mudanças sociais e econômicas.

Também mitiga os desafios impostos pela revolução digital: à medida que a robótica, a inteligência artificial e o aumento da conectividade transformam nosso mundo rapidamente, surgem demandas por novas habilidades para os trabalhadores e diferentes formas de cidadania. 

Arquivo