Resumo

Na EMEI DOM PEDRO II, localizada no bairro do Jardim Helena, São Miguel Paulista, realizamos quinzenalmente brincadeiras simultâneas, com jogos e brincadeiras, no qual os espaços e materiais são pensados e montados, visando a autonomia e protagonismo das crianças nas escolhas dos espaços livremente. Durante uma hora, as crianças exploram os espaços com autonomia, escolhendo as atividades que desejam participar, bem como o momento que irá se alimentar. São montados espaços como sala de jogos, atividades esportivas na quadra, espaços de artes, sala de confecção e manuseio de massa de modelar caseira materiais não estruturados, e sala com os cantinhos. Toda a proposta pedagógica das brincadeiras simultâneas, são pensadas em diferentes propostas, que possibilitem o brincar, interagir, imaginar, desenvolver habilidades psicomotoras e se divertirem muito. Os espaços são planejados quinzenalmente, através da escuta ativa das crianças, sugerindo os espaços montados para exploração. Os educadores, permanecem nos espaços e na área de circulação, no qual as crianças são valorizadas e respeitadas em suas escolhas, assumindo papel protagonista no processo de ensino e aprendizagem. No processo de formação dos educadores, os jogos e brincadeiras assumem papel principal, no qual professores são desafiados a repensar e readequar suas propostas, tendo como norteador o Curriculo da cidade de São Paulo. Estamos através da solicitação do conselhinho mirim, para que as brincadeiras simultâneas aconteçam semanalmente, com propostas de espaços escolhidos por elas, de acordo com suas vontades e interesses. Os jogos e brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento integral de nossas crianças, sendo essencial possibilitar espaços de vivências significativas, através do brincar. Em nossa unidade a infância é vivida pelas crianças de forma integral, sendo consideradas como sujeitos de direitos, sendo o brincar atividade principal da criança.

Referências Bibliográficas

Currículo da cidade de São Paulo; Kishimoto, Tizuko M. (Org.) O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 2002; Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasilia:MEC/SEB,2009

Arquivo