Trajetória de aprendizagem de treinadores/as de alto rendimento em modalidades esportivas coletivas: uma revisão de escopo
Por Cauê Peixoto Pacheco Goi (Autor), Yura Yuka Sato dos Santos (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
a profissão de treinador(a) é sustentada por conhecimentos e competências (Côté, Gilbert, 2009), adquiridos ao longo da vida, sendo que cada indivíduo vive seu próprio processo, com experiências e interpretações únicas daquilo que está sendo aprendido (JARVIS, 2006; 2009). Objetivo: investigar as trajetórias de aprendizagem de treinadores e treinadoras de esportes coletivos, atuantes no alto rendimento. Métodos: esta revisão de escopo foi realizada entre julho e setembro de 2023, na base de dados Web of Science. Os critérios de inclusão foram: a) artigos em inglês, português ou espanhol; b) os participantes dos estudos deveriam ser treinadores(as); c) e atuantes do alto rendimento, predominantemente em esportes coletivos. Resultados: encontramos 631 publicações e, após processo de seleção, sete atenderam aos critérios e foram analisados. Como experiências prévias à função de treinador(a), ter sido atleta tem importante influência na aprendizagem de aspectos específico da modalidade e do contexto cultural. A formação formal é vista como limitada, diante do distanciamento da aplicação prática dos conteúdos teóricos. Já a atuação profissional provém situações de aprendizagem significativas, como compartilhar experiências e refletir sobre a própria prática, tornando-se um processo idiossincrático, de acordo com os interesses e necessidade do momento do(a) treinador(a). Ainda, os estudos mostram que os cursos de formação são predominados por homens, sobretudo no alto rendimento, interferindo na trajetória de aprendizagem de mulheres treinadoras, que se sentem menos confiantes e acolhidas. Conclusão: concluímos que a maneira como treinadores(as) aprendem tem sido explorada e consolidada, entretanto ainda há diversas lacunas a serem exploradas, como considerar o contexto no qual cada treinador(a) se desenvolve, a partir de características únicas que moldam cada um(a), como local de nascimento, gênero, etnia, acesso ao esporte e cultura da modalidade, principalmente no contexto esportivo brasileiro, buscando entender as barreiras e oportunidades capazes de modificar cada trajetória de aprendizagem.