Resumo

A revista Cuerpo, cultura y movimiento vem desenvolvendo uma linha de trabalho cuja abordagem explora os diferentes aspectos que as ciências da saúde abordam, a fim de encontrar possíveis alternativas que viabilizem a promoção do bem-estar humano. Assim, o artigo “A gamificação como metodologia ativa na educação física escolar: revisão sistemática de estudos qualitativos” (Rey, Linhares & Borba-Pinheiro, 2024) apresenta metodologias alternativas para os processos de ensino e aprendizagem no campo da Educação Física Escolar a partir de uma combinação de educação e gamificação.
Do outro lado das ciências da saúde, o artigo “Impacto da aptidão física na saúde e no desempenho acadêmico e cognitivo de adolescentes: revisão sistemática” (Albuquerque, & Pasqualotti, 2024), que busca estabelecer o impacto favorável que a atividade física pode ter no desempenho acadêmico e nos resultados cognitivos, por meio de uma revisão sistemática, destaca a importância da introdução de programas de atividade física escolar devido aos benefícios físicos, cognitivos e emocionais que são alcançados com sua implementação.

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