Um Desenvolvimento Positivo, Responsabilidade Pessoal e Social e Esporte… que relação?
Por Nuno corte-Real (Autor), António Manuel Fonseca (Autor), Rui Sofia (Autor), Jorge Esperança (Autor), Vladimiro José Alves Campos (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre a prática desportiva de estudantes portugueses de uma escola considerada Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) com os seus níveis de Desenvolvimento Positivo Juvenil (DPJ) e Responsabilidade Pessoal e Social (RPS). Participaram neste estudo quatrocentos e trinta estudantes de ambos os sexos (45,6% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos ( M =13,94 e DP =2,61). Para avaliar o Desenvolvimento Positivo, foi utilizado o questionário DPJ/red (Esperança, Dias, Brustad, & Fonseca, 2017) e para avaliar a Responsabilidade Pessoal e Social, foi utilizado o questionário PSRQ (Martins, Rosado, Ferreira & Biscaia, 2015). Os resultados mostraram que apenas 24,2% dos jovens praticavam desporto com maior regularidade. Em relação ao DPJ, os resultados mostraram que os indivíduos do sexo feminino apresentaram níveis médios mais elevados na dimensão Cuidado/atenção. Em relação à dimensão Caráter, verificou-se que os alunos dos grupos mais velhos pareciam demonstrar maior respeito pelas regras, enquanto os mais novos apresentavam níveis médios mais elevados de Conexão. Também se verificou que a percepção de responsabilidade social (RS) era superior à de responsabilidade pessoal (RP). Por fim, identificou-se uma tendência: quanto mais anos de prática desportiva e frequência semanal, maiores eram os valores de PYD e RPS.