Resumo

A disciplina é um elemento indispensável para o bom desenvolvimento dos processos educativos. Entretanto, é ao mesmo tempo paradoxal: se por um lado é capaz de proporcionar maior direcionamento, concentração e autocontrole ao aluno, por outro é vista como controladora e autoritária, inibindo, muitas vezes, o desenvolvimento autônomo do indivíduo. Este artigo tem por objetivo principal apresentar as concepções de disciplina em Kant (1724-1804), Dewey (1859- 1952) e Freire (1921-1997), a partir do enfoque da Filosofia da Educação, promovendo um diálogo entre os autores e suas concepções. Percebemos, nesse sentido, que, enquanto para Kant a disciplina pode ser compreendida, em certa medida, como um meio para se atingir um determinado fim educacional e formativo, para Dewey ela é considerada a própria finalidade do processo educativo, no sentido de desenvolver no aluno um espírito investigativo e autônomo, preparando-o para uma vida de aprendizagens. Já para Freire, as duas concepções são possíveis e convergem, funcionando como elementos necessários ao desenvolvimento pessoal e ao reconhecimento da autoridade docente. Mas, como ponto comum nos três autores, percebemos, na disciplina, a presença de uma virtude necessária ao desenvolvimento da autonomia do educando, direcionando-o à condição de cidadão.

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