Um olhar sobre o protagonismo nas aulas de educação física
Por Rosemeire Brasilio de Castro (Autor), Fábio Ricardo Mizuno Lemos (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever a construção compartilhada de uma sequência didática sobre a temática do protagonismo juvenil com os/as discentes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e analisar sua implementação, visando compreender os impactos e contribuições decorrentes dessa abordagem. Realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual a metodologia utilizada foi a Intervenção Pedagógica com 20 estudantes matriculados/as no 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Paulo, tendo como instrumento de coleta de dados as Notas de Campo. Para a análise dos dados, utilizamos o Desenvolvimento de Categorias de Codificação, gerando as seguintes categorias: A) Desafios na Prática Docente: Contexto e Cultura Escolar; B) Protagonismo e Protagonistas; C) Abordagens Pedagógicas e o Desenvolvimento do pensamento Crítico na Educação Física Escolar; D) Aprendizado Lúdico como Empoderamento para Escolhas Conscientes na Juventude.
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