Uma proposta de princípios táticos fundamentais ofensivos do basquetebol para o ensino e a formação de professores
Por Pablinne Arantes Coelho (Autor), Gustavo Garcia de Moraes (Autor), Alexandre Jackson Chan-Vianna (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O presente trabalho se insere num projeto guarda-chuva de pesquisa colaborativa como formação continuada de professores-treinadores no local de trabalho. Nesse cenário é observado que os recentes avanços metodológicos no ensino dos esportes de invasão, que dão ênfase na compreensão e tomada de decisão tática sobre o condicionamento técnico, apresentam desestabilidade na ação educativa. A mudança paradigmática criou hiatos entre a experiência esportiva reproduzida na formação inicial e os modelos emergentes de ensino do esporte para os professores-treinadores, seja na escola ou nas instituições de iniciação esportiva. Um desses hiatos trata de os professores-treinadores de basquetebol não identificarem princípios táticos fundamentais que atendam as perspectivas teóricas atuais na forma de objetivos de ensino inteligíveis e sistematizados em um plano curricular. Objetivo: Descrever a elaboração e testagem exploratória dos princípios táticos fundamentais ofensivos do basquetebol para formulação de objetivos de ensino em uma unidade didática de intervenção pedagógica em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Metodologia: Design Based Research (DBR), que consiste no desenvolvimento de um artefato pedagógico para solucionar problemas enfrentados na prática de ensino. É apresentado o primeiro ciclo iterativo do processo, consistindo em (1) definição dos princípios para o basquetebol a partir da revisão de literatura do futebol; (2) refinamento colaborativo em capacitação para professorestreinadores de escolas públicas e; (3) aplicação exploratória de uma unidade didática de intervenção pedagógica baseada nos princípios táticos em dois cenários diferentes. Resultados: Os resultados descrevem o percurso de desenvolvimento do artefato. Foi tomado como referência os 27 objetivos advindos dos princípios táticos fundamentais ofensivos apontados na literatura do futebol. A partir desses, foram derivados 9 objetivos do basquetebol, considerando os princípios operacionais ofensivos e tendo como referência dinâmica a posição do jogador em relação a bola, desconsiderando referências estáticas em razão da lógica interna do basquetebol que prima pela versatilidade e movimentação dos jogadores por toda a quadra. Foram encontradas diferenças nos dois cenários de aplicação relacionadas ao perfil de cada professor regente colaborador e o contexto de ensino específico. Conclusões: Os princípios táticos fundamentais ofensivos para o basquetebol são promissores para organização de um currículo de na iniciação esportiva e nas reflexões do professor em formação continuada no local de trabalho em nível da identidade docente. No entanto, o artefato não abrange todas as ações do basquetebol quando do jogo mais avançado. Portanto, é necessário seguir aprimorando os princípios fundamentais do basquetebol, considerando os princípios operacionais defensivos indissociáveis da fase ofensiva.