Sobre
APRESENTAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
Há 35 anos a Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), da Universidade Federal de Goiás (UFG), vem se redesenhando e criando vínculos com a comu-nidade. A exposição, escancara os processos sócio-históricos que formataram sua identidade e sua memória.
O conjunto de objetos e a narrativa apresentados se expressam no eixo tempo-ral que celebra e rememora o passado. Símbolos do devir, das relações sociais que configuraram sua existência social, os objetos do passado foram ressigni-ficados para adquirir um novo valor e significado no presente.
Entre conquistas, acordos e disputas se desenham interpretações do passado e possibilidades de futuro.
O devir dos significados anunciados pelos objetos é um dos propósitos do CE-MEHIS que, como Centro de Memória e História, visa não apenas a guarda e a documentação de objetos, mas, especialmente, veicular e interpretar as inten-ções e as lacunas da construção mnemônica e seus efeitos na sociedade.
Convidamos vocês, leitoras(es), a conhecer um recorte da história da FEFD, através de uma narrativa museológica de representações e de busca de refe-rências no passado para a compreensão de nosso presente.
Bárbara Yanara, museóloga e curadora da exposição.