Resumo

Objetivo:
Aproveitar a ludicidade dos exercícios das atividades físicas na volta à calma para estimular os aspectos cognitivos afetivos sociais e em sua autonomia.

Métodos e resultados:
Ao iniciar o período letivo, no Programa de Atividade Motora para Deficiente (PROAMDE), os alunos inscritos passam por uma avaliação, na qual é observado o desenvolvimento e desempenho individual dos mesmos, para posterior planejamento das atividades pedagógicas. São considerados os aspectos de percepção visual, coordenação viso-motor, socialização, compreensão de linguagem oral e escrita, expressão artística, higiene e saúde. O programa é feito pelo pedagogo e estagiários em consonância com os professores de educação física, os quais aplicam as técnicas pedagógicas nos planos de aula para desenvolver junto a sua turma, utilizando o momento volta à calma para a finalização das atividades. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com a participação dos pais/acompanhantes, que ajudam na realização das tarefas propostas. O apoio pedagógico atua nas nove turmas, conforme o perfil dos alunos, oferecendo atividades individuais e coletivas, atividades lúdicas como jogo de memória, dinâmicas, aulas expositivas, expressão artística e cultural. Outra estratégia utilizada para favorecer a participação e integração sociocultural, é a orientação para inclusão no mercado de trabalho. Esse trabalho surte efeito na qualidade de vida de pessoas com deficiência através da interação entre os grupos.

Conclusão:
A pedagogia favorece a melhoria do desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, a aprendizagem e a compreensão de si mesmo e do outro, contribuindo para sua autonomia.