Cevnautas, aluém dabe por que não tem Educação Física no precário campus da UFAL de Delmiro Gouveia? Laercio

Sertão, aulas da Ufal são suspensas em Delmiro Gouveia
19:14 - 18/03/2011Redação
Obras do campus do Sertão ainda estão em andamento

Professores, técnicos e estudantes do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiram suspender o início das aulas, marcado para ocorrer nesta segunda-feira (21), em Delmiro Gouveia. Cerca de 1.000 alunos deveriam voltar ou iniciar as aulas, que ocorreriam - de forma improvisada - em uma escola pública do município.

Segundo carta divulgada pelo movimento “Mobilização Permanente da Comunidade Acadêmica do Campus do Sertão”, vários problemas levaram à decisão de suspender as aulas, mas principalmente pela não-conclusão das obras do campus, conforme teria sido prometido pela direção da universidade.

Na carta, o movimento alega também que “faltam biblioteca, condições específicas para pesquisa e há dificuldades de comunicação e transporte”. Além disso, eles reclamam que “não há restaurante universitário, residência universitária e transporte público”, além do “quadro de professores operar no limite da sua capacidade”.

“O início das aulas já foi adiadas duas vezes. A situação lá é de descaso. Caso não haja uma posição concreta da Universidade, vamos fazer uma mobilização efetiva com todos os alunos”, afirmou Ézio Melo, integrante do Diretório Central dos Estudantes da Ufal.

Segundo a diretora acadêmica do campus do Sertão, Edneia Santiago, a Ufal vem pressionando a empresa responsável pela obra para conclusão, mas o prazo inicial para entrega do campus não foi cumprido. Ela não soube informar quando a obra seria concluída.

“Nós já temos um acordo para que as aulas dos cursos, assim como no segundo semestre de 2010, ocorram escola Watson. Duas salas a mais já estão disponibilizadas para essas aulas, mas fizemos uma plenária, e os servidores e alunos decidiram que só iriam voltar as aulas no campus”, informou Santiago.

A assessoria de comunicação da Ufal informou que a reitora Ana Dayse Dórea vai até Delmiro Gouveia na próxima segunda-feira para conversar com os integrantes do movimento. Apenas após esse encontro é que ela vai se pronunciar sobre o caso.

O campus do Sertão oferece oito cursos, seis deles em Delmiro Gouveia: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras (Português), Licenciatura em História e Geografia, ofertados em Delmiro Gouveia.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.