Pessoal, o primeiro mestrado de Educação Física do Nordeste (UFPE-UFPB) começa a habilitar novos mestres. Abaixo o resumo da dissertação  nosso companheiro de Alagoas Ricardo Soares.

RICARDO DE MEDEIROS SOARES

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO COGNITIVO: ESTUDO CORRELACIONAL EM IDOSOS DE RECIFE-PE
Dissertação de mestrado apresentada ao Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/ UFPB, como requisito para a obtenção do título de Mestre.

Área de concentração: Saúde, Desempenho e Movimento Humano.
Orientadora: Profa. Drª Maria Teresa Cattuzzo.
Recife-PE, 2010
RESUMO

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa Associado de Pós-graduação em Educação
Física UPE/ UFPB, como requisito para a obtenção do título de Mestre.
Área de concentração: Saúde, Desempenho e Movimento Humano.
Orientadora: Profa. Drª Maria Teresa Cattuzzo.
Recife-PE, 2010
RESUMO

Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre o nível de atividade física, a aptidão físicae desempenho cognitivo de idosos de Recife-PE. Participaram do estudo 83 idosos (: n=43,64,79±3,22 anos; : n=40, 64,38±3,35 anos). O nível de atividade física foi avaliado pormeio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ); a aptidão física foi avaliada pormeio dos testes de força de preensão, sentar e levantar da cadeira, flexibilidade de ombro etronco e caminhar seis minutos. O desempenho cognitivo foi avaliado por meio da memóriasemântica (teste de fluência verbal), atenção (teste das trilhas A e B), memória de trabalho(Bateria de Breve Rastreio Cognitivo e dígitos inversos) e planejamento (tarefa da torre deHanói). Para análise das diferenças entre grupos foi utilizado o teste t-Student para os dadosparamétricos e o teste U de Mann Whitney para os dados não paramétricos. Na análise decorrelação foram utilizados os testes de Pearson para os dados paramétricos; Spearman paraos dados não paramétricos. Admitiu-se o nível de significância de 5% (p<0,05). Houvediferenças significativas entre os gêneros no desempenho cognitivo, com melhor desempenhodos homens na memória de trabalho (p=0,020), atenção-trilha A (p=0,002) e atenção-trilha B(p=0,001). As mulheres tiveram melhor desempenho na memória imediata (p=0,049). Entre osdomínios da atividade física, a presente análise evidenciou que somente o domínio dotransporte, no sexo masculino, foi associado significantemente com a memória semântica(r=0,333). Entre os componentes da aptidão física, apenas no sexo feminino, a aptidão cardiorrespiratória foi significativamente associada com o escore Z da memória de trabalho (r=0,403). Os resultados sugerem, portanto, que a atividade física e a aptidão estão associados

de forma seletiva, a determinadas funções cognitivas.


Palavras-chave: Cognição. Aptidão física. Atividade física. Envelhecimento.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.