Presidente da CBAt lança Associação dos Atletas Olímpicos Fonte: CBAt
Lucio de Castro, 6º em Los Angeles 1932, primeiro brasileiro finalista olímpico (Foto Arquivo)
Clique na Imagem para Ampliar

Uma entidade para reunir aqueles que já defenderam o Brasil em torneios de Atletismo dos Jogos Olímpicos. Com essa meta, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, anunciou a formação da "Associação dos Atletas Olímpicos do Atletismo".

A decisão foi anunciada por ocasião do primeiro ano da eleição do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada 2016. "A CBAt vai dar apoio à reunião dos atletas e na fundação da entidade", explicou Gesta. "No entanto, os próprios atletas serão os responsáveis pela Associação, que deverá ter vida independente", prosseguiu o presidente da CBAt.

Gesta disse que o objetivo "é resgatar aqueles que muito fizeram para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, principalmente os que atuaram no passado, sem qualquer tipo de apoio. Eles nos ajudarão a mostrar a história do Atletismo e do Olimpismo no Brasil".

A CBAt foi a primeira Confederação nacional a resgatar aqueles que fizeram e fazem a história do Atletismo. "Criamos o Programa Caixa Heróis Olímpicos, com os que ganharam medalhas para o Brasil. Um deles, Nelson Prudêncio, é o nosso vice-presidente", lembrou Gesta. "Nomes importantes de outros esportes já reconheceram isso - como Lars Grael, Aurélio Miguel, Patrícia Amorim, Magic Paula e outros", completou.

O Atletismo brasileiro conta em sua história com 214 atletas, que defenderam o Brasil desde os Jogos Olímpicos de Paris 1924 até Pequim 2008. Destes, 53 foram finalistas e o primeiro deles foi Lúcio de Castro, 6º no salto com vara em Los Angeles 1932.

Em 1933, Lucio de Castro ganhou o Troféu Helms, como destaque masculino do Atletismo das Américas. Continuou no como veterano e tinha opinião clara a respeito: "Chamam de Terceira Idade, eu prefiro Idade de Ouro, é como me sinto", disse, em entrevista à Gazeta Esportiva, no início dos anos 90. Morreu em 2004 aos 93 anos.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.