Atletismo dá primeira medalha ao Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Fonte: CBAt
Caio Cézar ganha ouro no salto em distância nos Jogos de Cingapura (Marcelo Ferrelli/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
Caio Cézar Fernandes dos Santos estava pronto para subir ao pódio desde 2009, quando foi à final do salto em distância no Mundial de Menores na Itália. Este ano ficou em 4º lugar no Mundial de Juvenis no Canadá, quando chegou a 7,73 m na qualificação. Finalmente, neste sábado à noite (domingo 22 pela manhã em Cingapura) Caio tornou-se o primeiro nome de toda a delegação nacional a ganhar uma medalha, nos Jogos Olímpicos da Juventude, no Bishan Stadium.

E ele ganhou logo a medalha de ouro. Para isso, teve que ser guerreiro, na opinião de sua treinadora, Tânia Moura. Ela explica: "O Caio errou os dois primeiros saltos, no terceiro saltou 7,58 m e assumiu a liderança. No entanto, na última rodada foi ultrapassado pelo japonês (Sho Matsubara), que fez 7,65 m. Mas aí ele foi para o último salto da prova e fez 7,69 m. Competiu como sempre faz, como gente grande", explicou Tânia.

No ônibus que levou a equipe brasileira de volta para a Vila Olímpica, Caio estava tranquilo. Estava feliz, mas admitiu que depois de falhar nas duas primeiras tentativas chegou a ficar preocupado. "Quando marquei 7,58 m no terceiro salto, assumi o controle, vi que podia disputar o título", explicou o atleta que recebeu mais uma boa notícia. Ele integrará a equipe que representará o continente americano no revezamento medley. "Vou abrir a prova, vou fazer os 100 m e sei que a equipe é forte, tem chance de medalha", afirmou Caio.

O treinador-chefe da equipe de atletismo, José Haroldo Loureiro Gomes "Arataca" lembrou que a Confederação Brasileira de Atletismo deu suporte a todos os atletas, para que pudessem chegar bem em Cingapura. "Fizemos camping no Brasil (em Fortaleza e em Uberlândia), e alguns atletas, quando os treinadores pediram, foram treinar no exterior. A pedido do Nélio Moura e da Tânia, por exemplo, o Caio pode treinar 60 dias na Espanha, com os custos bancados pela CBAt, da mesma forma que o Thiago (Thiago Braz, que disputará a final do salto com vara, que também treinou na Europa)", disse Arataca.

"O presidente Gesta (Roberto Gesta de Melo, presidente da CBAt) estava muito feliz no Estádio, até porque faz exatamente dois anos que a Maurren ganhou ouro o ouro olímpico, também no salto em distância, nos Jogos de Pequim", completou o técnico.

Gesta estava muito feliz com os resultados brasileiros em Cingapura: "Tivemos 15 atletas qualificados para esta primeira edição dos Jogos da Juventude. E no total vamos disputar 10 finais, ou seja, dois terços da equipe foram à fase final. E das quatro finais já realizadas, além do ouro do Caio, os outros três estabeleceram recordes pessoais. O Leandro (Pitarelli) nos 400 m e a Jéssica (dos reis) igualou sua marca nos 100 m", disse.

"E hoje também o Joseilton (Cunha) bateu seu recorde nos 1.000 m", concluiu o dirigente. Joseilton ficou em 5º lugar nos 1.000 m, com 2:24.14, também seu recorde pessoal. O título da prova foi para o etíope Mohammed Geleto, com 2:19.54.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.