JADEL NA FINAL DO TRIPLO


Prata em Osaka, Jadel Gregório disputa final do salto triplo nesta terça (IAAF)

Berlim - O primeiro salto foi o melhor de Jadel Gregório, na qualificação do triplo, pelo Campeonato Mundial de Atletismo, que acontece no Estádio Olímpico de Berlim. No histórico estádio da capital alemã, o paranaense de Jandaia do Sul começou com 17,06 m, na prova disputada neste domingo (16).

Após a primeira rodada de saltos, ele era o segundo colocado. Não acertou o segundo salto e fez 15,48 m no último. A marca de qualificação era 17,15 m, mas apenas cinco competidores a alcançaram. Oitavo entre todos os participantes, o brasileiro será um dos 12 atletas que disputarão a final na terça-feira (18), a partir das 13:05, hora de Brasília (18:05, em Berlim).

"Fiz o que precisava fazer, isto é, consegui ir para a final", disse Jadel aos jornalistas brasileiros presentes à zona mista do estádio. "Na final sempre é diferente e tenho esperança de saltar bem", afirmou. Para o treinador Peter Stanley, "Jadel está bem, embora ainda sinta alguma dor no joelho esquerdo (resultado de uma tendinite)".

Os outros dois brasileiros na prova - Jefferson Sabino e Leonardo Elisiário - não conseguiram a classificação. O melhor salto de Jefferson foi o último (16,34 m) e o de Leonardo foi o primeiro (15,85 m).

A melhor marca da prova foi a de Nelson Évora (Portugal), com 17,44 m, no primeiro salto. "Estou bem e agora vou descansar para a final", disse Évora, campeão no Mundial de Osaka 2007 e nos Jogos de Pequim 2008. Ele tem a melhor marca do ano, com 17,66 m, obtida no grande Prêmio Brasil Caixa, disputado em 24 de maio, em Belém.

Nas quartas de final dos 100 m, a mineira Lucimar Moura foi a 4ª na Série 4, com 11.44, e não passou para a fase semifinal. Pela manhã ela vencera sua série com 11.41. "Sabia que seria difícil", explicou Lucimar. "Peguei uma série forte, com três adversárias com marcas abaixo de 11 segundos", lembrou. "Agora, vou treinar para o revezamento 4x100 m", disse.


Mais informações no link abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/mundial/default.asp

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 17 de Agosto de 2009 às 07:57.

Notícia 16|08|2009 - 10:42 | Benê Turco - Assessor de Imprensa da CBAt FABIANA MURER LUTA PELO PÓDIO NO SALTO COM VARA


Fabiana Murer e Gisele de Oliveira disputam as finais nesta segunda (COB e CBAt)

Berlim - O Brasil estará em duas finais na noite desta segunda-feira (17), terceiro dia do Mundial de Atletismo, que transcorre em Berlim, capital alemã. No bonito e histórico Estádio Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos de 1936, e palco da final da Copa do Mundo de Futebol de 2006, duas atletas representarão o País: Fabiana Murer, no salto com vara, e Gisele de Oliveira, no triplo.

Fabiana estará entrará no Estádio às 13:45, hora de Brasília (18:45, hora de Berlim). A meta é lutar por um lugar no pódio. Na opinião geral, a recordista mundial e campeã olímpica Yelena Isinbayeva é franca favorita, entre as 11 finalistas, ao terceiro título seguido no Campeonato.

"Aí, acho que um grupo de cinco atletas lutarão pelas medalhas de prata e de bronze", diz Fabiana, que nesta véspera de final ganhou folga do treinador Elson Miranda. "Será uma disputa dura, mas me vejo com chance de dar uma medalha ao Brasil", afirma.

Ela estabeleceu em 07 de junho último o recorde sul-americano da prova, ao vencer o Troféu Brasil Caixa com 4,82 m - segunda melhor marca da temporada, atrás apenas dos 4,85 m de Isinbayeva, que em 2008, na final olímpica de Pequim, alcançou 5,05 m.

Além de Isinbayeva, as principais adversárias da brasileira na luta pelas vagas no pódio, a seu ver, são as polonesas Ana Rogowska e Monika Pyrek, a russa Yuliya Golubchkova e a alemã Silke Spiegelburg. "Penso que quem saltar 4,80 m subirá ao pódio", completa a saltadora.

Na final do triplo, que começa às 15 horas, Gisele de Oliveira entra com o objetivo de ficar entre as oito primeiras. Na prova, as 12 finalistas tem direito a dar três saltos cada uma. As oito melhores continuam na disputa e dão mais três saltos, para definir a classificação final.

"Estou bem e acho que posso conseguir isso", afirma Gisele. Ela sabe que, se melhorar seu recorde pessoal, poderá garantir isso. "Meu melhor salto é 14,28 m (de 2008)", lembra. "Se chegar a 14,40 m, estarei entre as oito primeiras", acha a triplista.


Mais informações no link abaixo:

http://www.cbat.org.br/competicoes/mundial/default.asp

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 17 de Agosto de 2009 às 08:00.

LUCIMAR AVANÇA PARA 2ª FASE DOS 100 M


Lucimar avança para a segunda fase nos 100 m e Tânia completa a marcha (Publius Vergilius/CBAt)

Berlim - Na manhã deste domingo (16), segundo dia do Campeonato Mundial, que se realiza no Estádio Olímpico de Berlim, boas notícias para o atletismo brasileiro.

Nos 100 m, Lucimar Moura venceu a Série 1 da fase preliminar com 11.41 (vento de 0.1 m/s) e garantiu sua vaga nas quartas de final, hoje à noite, a partir das 13:35, hora de Brasília (18:35, hora local).

"A Lucimar foi bem, mas para chegar à semifinal (amanhã à noite) precisa melhorar a marca, e ela pode conseguir isto", disse o treinador de velocidade da seleção, Katsuhico Nakaya.

Na marcha feminina de 20 km, as duas representantes do País completaram bem o percurso: Tânia Spindler fez a prova - que teve largada e chegada no Portão de Bradenburgo, um dos locais mais conhecidos da capital da Alemanha - em 1:35:51 e conseguiu o 20º lugar. Alessandra Picagevicz, por sua vez, marcou 1:38:50.

A campeã foi a russa Olga Kaniskina, com 1:28:09. A medalha de prata foi para a irlandesa Olive Loughnane, com 1:28:58, e a de bronze, para a chinesa Hong Liu, com 1:29:10.

À tarde, além de Lucimar Moura nos 100 m, outros três brasileiros competirão: Jadel Gregório, Jefferson Sabino e Leonardo Eliziário disputarão a qualificação do triplo masculino, a partir das 14 horas.


Mais informações no link abaixo:

http://www.cbat.org.br/competicoes/mundial/default.asp

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 17 de Agosto de 2009 às 08:01.

FABIANA NA BRIGA PELO PÓDIO


Fabiana está na final do salto com vara no Mundial (CBAt)

Berlim - Dois atletas do Brasil competiram na tarde deste sábado (15), primeiro dia do Campeonato Mundial de Atletismo, que está sendo disputado no Estádio Olímpico de Berlim. No salto com vara feminino, Fabiana Murer obteve a qualificação para disputar a final da prova, na segunda-feira (17), a partir das 13:45 (hora de Brasília).

Nos 400 m com barreiras, Mahau Suguimati foi o 7º na Série 1 da fase preliminar, com 51.05, e não ganhou lugar na semifinal da prova, marcada para amanhã (16), à tarde. "Comecei bem, passei fácil pelas três primeiras barreiras, mas errei as três seguintes e não consegui me recuperar", admitiu o barreirista goiano, que vive há 15 anos no Japão.

Já Fabiana estava feliz, por ter cumprido sua meta, de superar cada marca sempre na primeira tentativa, para se poupar para a final. Depois da prova, ela deu esse depoimento:

"Aconteceu como eu pensava. A marca de qualificação era 4,60 m, mas nem foi preciso saltar isso. Das 12 finalistas, 11 passaram 4,55 m e uma, 4,50 m."

"Passei as marcas de 4,40 m, 4,50 m e 4,55 m, sempre no primeiro salto. Com isso, o desgaste foi menor, poupei forças para a final de segunda-feira."

"Mais uma vez, a Yelena (Isinbayeva) precisou de apenas um salto para a classificação. Além dela, apenas eu, a Silke (Spiegelburg), da Alemanha, a (Ana) Rogowska, da Polônia, e a outra menina da Rússia (Yulya Golubchkova) não erramos nenhum salto."

"Na final, acho que mais uma vez a Yelena é a favorita. Vou lutar por uma das outras duas vagas no pódio com a Rogowska e a (Monika) Pyrek - também da Polônia -, a Silke e a Yuliya. Penso que quem saltar 4,80 m deve ganhar medalha."


Mais informações sobre a equipe brasileira em Berlim já estão disponíveis no site da CBAt para o Mundial. Acesso pelo link abaixo:

http://www.cbat.org.br/competicoes/mundial/default.asp

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.