Brasil papa medalhas no atletismo 05 de Agosto de 2010, 21:27 A selecção do Brasil foi a que mais medalhas conquistou na abertura do torneio de atletismo inserido nos Jogos Desportivos da CPLP que teve lugar na recuperada pista sintética do parque dos Continuadores, em Maputo. O domínio dos brasileiros foi claro em quase todas disciplinas, tendo merecido uma forte concorrência da selecção de Portugal.

Nos 100 metros femininos, os dois primeiros lugares foram ocupados por atletas brasileiras Mariela Tomas Reis (11.3 segundos) e Mónica da Cruz Jimenez (12.1 segundos) e a medalha de prata ficou para a portuguesa Debora Clemente com o tempo 12.4 segundos. No hectómetro masculino, o Brasil voltou a dominar com o atleta Luiz Gabriel da Silva a fazer o tempo de 10.7 segundos, batendo o guineense Braima Djassi que fez a distância com o tempo 10.9 segundos, enquanto o atleta português Luiz Neves fez a marca de 11.2 segundos quedando-se em terceiro lugar.

Na prova dos 400 metros os domínio voltou a ser brasileiro.Em femininos, as brasileiras Camila Souza e Lurdes Talazenn conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente com os tempos 57.1 e 57.4 segundo, enquanto a portuguesa Liliana Cabral ficou a medalha de bronze com o tempo de 59.2 segundos. Em masculinos, o brasileiro Maykon Cunha conquistou a medalha de ouro com o tempo de 49.1 segundos, para o português Miguel Cabral ficar em segundo com a marca de 50.5 segundo, sendo que a medalha de bronze foi conquista pelo moçambicano Celso Cossa com o tempo de 50.8 segundos.

No salto em comprimento feminino, a portuguesa Ana Oliveira conseguiu atingir a melhor marca, fazendo a distância de 5.76 metros, um centímetro a mais que a brasileira Mariela Tomás Reis que saltou 5.75 metros. A medalha de bronze ficou para a portuguesa Tereza Carvalho que saltou 5.72 metros.

Na prova mais aguardada, a estafeta 4X100 metros, o Brasil voltou a brilhar. Em femininos o quarteto brasileiro foi mais veloz ao cumprir a prova em 47.6 segundos, deixando na segunda posição a selecção de Portuguesa que fez o tempo de 49.4 segundos e Moçambique conquistou a sua segunda medalha de bronze ao fazer a prova em 53.4 segundos.

Na estafeta 4X100 metros em masculinos, a selecção do Brasil fez a distância em 43.4 segundos, a medalha de prata ficou para a turma de Portugal que fizeram a prova em 44.1 segundos e a Guiné Bissau saiu bronzeado ao cumprir a distância em 44.5 segundos.
A segunda jornada do atletismo irá decorrer na manhã desta sexta-feira e promete ser bastante animada, tal e qual o foi a jornada inaugural desta modalidade.

Alfredo Lituri (Texto e Fotos)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.