Fonte: CBAt
Da esquerda para a direita: Claúdio Roberto de Souza, Arnaldo de Oliveira, Edson Luciano, Joaquim Cruz, Roberto Gesta, Maurren Maggi, Robson Caetano, André Domingos (Sérgio Oliveira/CBAt)
Manaus - Com a presença de representantes das 27 federações dos estados e do Distrito Federal, a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo, reunida nesta sexta-feira (5), em Manaus (AM), aprovou seu novo formato. A partir de agora, passam a integrar a Assembleia também os 11 atletas ganhadores de medalhas olímpicas para o País e os cinco clubes primeiros colocados no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, na edição imediatamente anterior à reunião.

Assim, o número de membros agora passa dos 27 presidentes das Federações, para 43, com a entrada dos 16 novos membros. Quanto à participação dos treinadores, a pedido da Assembleia, o caso será estudado pelo departamento jurídico da CBAt.

Compareceram representantes dos cinco clubes com maior pontuação no Troféu Brasil Caixa-2009: BM&FBovespa, Rede Atletismo, EC Pinheiros, Santa Mônica e Orcampi. Além de sete medalhistas: Joaquim Cruz, Maurren Maggi, Robson Caetano, André Domingos, Edson Luciano, Arnaldo de Oliveira e Claudio Roberto. Não puderam participar Nelson Prudêncio, Vanderlei Cordeiro de Lima, Claudinei Quirino e Vicente Lenilson.

"Este é um momento especial para todo o esporte nacional", comentou o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, que propôs a mudança estatutária. "Desta forma, os medalhistas olímpicos, os principais clubes do País e as Federações compõem o principal poder decisório, inclusive o de eleger os dirigentes entidade", concluiu Gesta.

"Foi uma decisão correta, não podemos ter medo da democracia", disse o presidente da Federação do Amapá, Ericlaudio Rocha, que participa pela primeira vez da Assembleia.

"É muito bom estar integrado", falou o campeão olímpico dos 800 m em Los Angeles-1984, Joaquim Cruz.

FÓRUM ATLETISMO DO BRASIL
O Fórum "Atletismo do Brasil", que teve sua quarta edição em São Paulo, em dezembro último, com cerca de 150 atletas, treinadores e dirigentes, será reunido nos anos olímpicos, basicamente para propor ações da para o ciclo seguinte e discutir a destinação dos recursos financeiros da entidade.

ORÇAMENTO E CALENDÁRIO
Depois, com todos os integrantes, a Assembleia aprovou o relatório da diretoria e as contas de 2009 da Confederação. Entre outros pontos, também foi aprovado o orçamento de R$ 20 milhões para 2010 e analisado o calendário da temporada.

DIRIGENTES CONFIRMADOS
À nova composição da Assembleia Geral, o presidente Roberto Gesta de Melo colocou à disposição seu mandato e os dos demais dirigentes. Por unanimidade, os mandatos de Gesta e de seus companheiros de diretoria foram confirmados.

SOPRO RENOVADOR
Em sua edição de hoje, o jornal "O Globo", do Rio de Janeiro, publicou uma reportagem de Claudio Nogueira, sobre a Assembleia de Manaus, e cita como "sopro de mudança" a decisão do atletismo "de incluir nos processos decisórios aqueles que suam a camiseta".

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.