Centros de Treinamento de São Paulo e Rio de Janeiro começam a funcionar em setembro 20|08|2010 - 17:05 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

São Paulo - Representantes da Confederação Brasileira de Atletismo acertaram o início das atividades do "Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível" em reunião com os comandantes do Centro de Educação Física da Marinha, no Rio de Janeiro. A abertura oficial acontecerá em 24 de setembro, uma sexta-feira, na véspera do Campeonato Brasileiro Caixa Interclubes de Juvenis, marcado para os dias 25 e 26. Esta será a primeira competição na nova pista do CEFAN, que teve as instalações reformadas para os Jogos Mundiais Militares de 2011, marcados para a cidade.

Ontem (19), o comandante Sylvio Faria, do CEFAN, recebeu o superintendente técnico da CBAt, Martinho Santos, o gerente de Centros de Treinamento da entidade, Manoel Trajano, o presidente da Federação de Atletismo do Rio, Carlos Alberto Lancetta.

"Foram confirmadas as áreas centrais em que funcionará o Centro - CNT CAIXA CEFAN/MB", disse Martinho.

- Velocidade e Barreiras: coordenação técnica do ucraniano Valeriy Moshkovsky.
- Heptatlo e salto em altura: coordenação do holandês Gerard Lenting.

Além disso, três treinadores de atletismo que são oficiais da Marinha também
atuarão no Centro: Robson Alhadas, Carlos Henrique Aveiro e Carla Reis Alves. O coordenador administrativo do CNT, pela CBAt, será o ex-decatleta e recordista brasileiro da prova, Pedro Ferreira da Silva Filho. "No começo de setembro, será levado ao CEFAN os equipamentos e materiais que estão no Estádio Célio de Barros", completou Martinho.

SÃO PAULO
Em São Paulo, a reunião dos representantes da CBAt ocorreu na manhã desta sexta-feira, com os responsáveis pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), que teve a Pista Adhemar Ferreira da Silva, que teve o Campeonato Brasileiro Caixa Sub 23, em 31 de julho e 1º deste mês.

Estiveram presentes o presidente da Federação Paulista, José Antonio Martins Fernandes o treinador Nélio Moura Henrique Guimarães, que assumirá a direção do COTP em substituição a Magic Paula Ismar Barbosa, diretor do Núcleo Técnico Márcio Pires Antonio, supervisor técnico. "O CNT paulistano começará a funcionar logo em setembro", disse Manoel Trajano.

As áreas de atuação serão as seguintes:
- Saltos Horizontais: com os treinadores Nélio Moura e Tânia de Paula Moura.
- Decatlo: com o treinador ucraniano Oleg Ruyev.

"Haverá também a área de saltos verticais. Estamos esperando a volta do treinador Élson Miranda de Souza (que está na Europa, acompanhando a campeã da Diamond League Fabiana Murer), para definir o funcionamento deste grupo de provas (salto em altura e salto com vara)", explicou Martinho.

UBERLÂNDIA
Com Antonio Muzzi, diretor do Sesi mineiro, e José Lucas, diretor do CNT CAIXA/SESI, em Uberlândia ficou acertado que o convênio entre CBAt e SESI para a manutenção do Sento foi estendido até dezembro de 2014. Foi informado que as obras da "Casa do Atleta" já foram iniciadas e devem ficar prontas em outubro.

A CBAt iniciou a instalação de uma gaiola importada, usada nas provas de lançamento do disco e do martelo, que estará pronta para o Campeonato Brasileiro Caixa de Menores 2010, que começará em 4 de setembro.

O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, afirmou que "o convênio com instituições da qualidade do CEFAN, do COTP e do SESI são de fundamental importância para a evolução do Atletismo nacional, rumo às grandes competições".

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.