MAIS DE UMA CENTENA DE ATLETAS NO CNT CAIXA UNIFOR

Fonte: CBAt

Grupo de atletas e treinadores do CNT CAIXA UNIFOR, em Fortaleza (Divulgação)

São Paulo - O "Centro Nacional de Treinamento CAIXA UNIFOR", instalado na Universidade de Fortaleza, foca suas atividades na divulgação do atletismo, na busca de talentos e no trabalho de iniciação. Outra característica é ação preferencial para o Norte e o Nordeste do País.

Assim, é natural que a maioria dos atletas da equipe permanente do CNT CAIXA UNIFOR seja formada por atletas juvenis, menores e mirins, destas duas regiões. Mas há também nomes na categoria adulta: 11 dos 139 atletas da equipe têm mais de 19 anos.

Cumprindo sua função, o CNT realizou 31 eventos, entre cursos, clínicas e competições em 2009. O projeto "MÍNI ATLETISMO", para crianças de 7 a 12 anos, teve oito edições no ano passado, com a participação de quase mil crianças e professores de educação física de escolas do Estado. Já o programa "MINHA ESCOLA NA PISTA", para crianças de adolescentes de 12 a 16 anos, contou com 10 edições. Houve ainda cinco cursos: dois para árbitros de atletismo e três para professores e estudantes de educação física.

No total, 703 crianças passaram por testes de avaliação e 128 são assistidas pelo CNT, nas categorias juvenil (até 19 anos), menor (até 17 anos) e mirim. Também houve eventos para a categoria principal, como o CAMPING DE LANÇAMENTOS, com campeões cubanos e brasileiros, e o CAMPING DE PROVAS LONGAS, com importantes corredores africanos.

O CNT é resultado de convênio da Confederação Brasileira de Atletismo com a Universidade de Fortaleza, braço educacional do Grupo Edson Queiroz. O Estádio de Atletismo, com pista de nível internacional, é palco, de 2005, do GP Caixa Unifor de Atletismo, que integra o calendário da IAAF e anualmente leva à capital cearense alguns dos maiores atletas do País, além de estrelas internacionais.

"O CNT CAIXA UNIFOR é parte importante do projeto de crescimento do atletismo nacional", explica o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. O Centro tem a direção administrativa do professor Carlos Augusto, da UNIFOR, e a coordenação técnica do treinador Marco De Lazari, da CBAt. Já estão integrados à equipe de preparadores os especialistas cubanos Leonardo Manzano (saltos) e Jorge Madan (lançamentos). Também atuam o professor João Neto (formação) e o auxiliar Leandro Lira.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.