Com aparelho quebrado, Ladetec passou dez meses sem fazer análise de EPO
Do UOL Esporte - Em São Paulo


Sem apoio do poder público e com equipamento quebrado, o Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), único credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA) no Brasil, ficou impedido de fazer análises de EPO (eritropoietina) por dez meses, conforme noticiou o jornal O Globo, na edição deste domingo.

De acordo com o periódico carioca, a quebra de uma câmara de detecção no único equipamento disponível para análise da substância impediu que testes fossem feitos no Ladetec, na Ilha do Fundão, no período entre outubro de 2008 e julho deste ano.

A falha significa que quem fez uso ilegal do hormônio neste período e não teve as amostras enviadas ao exterior, passou ileso.

Segundo o coordenador do laboratório, Francisco Radler, desde os Jogos Pan-Americanos o laboratório não recebe dinheiro público para manutenção ou aquisição de novos aparelhos. O Ladetec só conseguiu renovar o credenciamento junto à Wada porque comprou, com recursos próprios, a peça que custa US$ 5 mil.

"Quem tem um (aparelho) na verdade não tem nenhum. Precisamos de, pelo menos, duas máquinas para análise de EPO. Do contrário, ficamos sujeitos a esse tipo de problema", reclamou o Radler.

Ainda de acordo com O Globo, o Ministério do Esporte, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que não vai mais liberar recursos sob a alegação de já ter investido R$7 mi para modernizar o laboratório antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.