Fabiana Murer perto de ser campeã do salto com vara na Diamond League 18|08|2010 - 14:59 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Fabiana Murer salta pelo título da Diamond League (Washington Alves/COB)
Clique na Imagem para Ampliar

São Paulo - A campineira Fabiana Murer pode se tornar o quarto nome do atletismo brasileiro a vencer o circuito internacional da IAAF, este ano denominado Diamond League. Para conquistar o título, sem depender do resultado de suas adversárias, Fabiana precisa obter pelo menos o 2º lugar no salto com vara, no Meeting de Zurique, na Suíça, nesta quinta-feira (19), a partir das 14 horas (hora de Brasília).

Isto porque Fabiana lidera a classificação do salto com vara no circuito com 15 pontos, cinco a mais que a vice-líder Svetlana Feofonova (Rússia) e seis a mais que a 3ª colocada Silke Spiegelburg (Alemanha). Como Zurique é a última competição da Diamond League que soma pontos para a prova, as três primeiras ganharão pontos em dobro: a 1ª ganhará 8 pontos, a 2ª terá 4 pontos e a 3ª somará 2 pontos.

Assim, caso consiga o 2º lugar chegará a 19 pontos e mesmo que sua mais direta adversária, Svetlana Feofonova, conquista o 1º lugar, chegará a 18 pontos. Neste caso, Fabiana será a campeã do salto com vara no circuito e dará o 4º título ao Brasil, que já tem quatro campeões: Zequinha Barbosa (800 m), em 1986, Robson Caetano (200 m), em 1989, e Claudinei Quirino (200 m), em 1999.

Fabiana, que em março conquistou o título da prova no Campeonato Mundial Indoor em Doha, no Catar, em junho venceu também o Ibero-Americano em San Fernando, na Espanha. Na ocasião, saltou 4,85 m, novo recorde brasileiro e garantiu seu lugar como Número 2 no Ranking Mundial da IAAF.

Na Diamond League, ela venceu os GPs de Mônaco (4,80 m), Roma (4,70 m), e Eugene (4,58 m). Fabiana foi a 2ª em Gateshead (4,66 m) e a 3ª em Estocolmo (4,51 m). "A Fabiana é uma grande atleta e está em grande forma", disse o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo.

Fabiana foi para a Europa depois do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, disputado em 23 de maio no Rio de Janeiro, quando venceu a prova com 4,75 m. A atleta integra o Programa Caixa de Apoio a Atletas de Alto Nível, da CBAt. Ela viaja acompanha de seu treinador Élson Miranda de Souza.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.