Fonte: CBAt

Fabiana Murer, finalista em Pequim, já está na final do salto com vara em Doha (Washington Alves/COB)

São Paulo - Começou nesta sexta-feira o 13º Campeonato Mundial Indoor, no "Aspire Dome", em Doha, no Catar. Sete dos nove atletas da equipe brasileira estrearam nesta primeira rodada da competição. Entre eles Jadel Gregório (triplo) e Fabiana Murer (salto com vara), que passaram pela fase de qualificação e já garantiram lugar na final.

Fabiana, bronze em Valência-2008, precisou de apenas um salto para se qualificar. Ela marcou 4,45 m logo na primeira tentativa e ficou em segundo lugar na classificação geral, ao lado da russa Svetlana Feofonova e da grega Nikoleta Kiriakopoulou. A primeira foi a campeã olímpica Yelena Isinbayeva, da Rússia, com 4,55 m, marca que passou na terceira tentativa. Fabiana disputará A final no domingo (14), a partir das 10:20, de Brasília (16:20, de Doha).

Por sua vez, Jadel - prata em Budapeste-2004 e Moscou-2006 - saltou 16,85 m na segunda tentativa, ficou em quarto na classificação geral e garantiu vaga na final, no domingo, às 11:40, de Brasília.

Também Vicente Lenilson (60 m) e Fabiano Peçanha (800 m) avançaram para a fase semifinal em suas provas. Lenilson qualificou-se em terceiro lugar na Série 5 da fase preliminar, com 6.75. Ele voltará à pista amanhã (13), às 10:20 (de Brasília), para a fase semifinal. Se passar, disputará a final às 18:50 (de Brasília). Fabiano foi o terceiro na Série 2, com 1:48.29, e fará a semifinal neste sábado, às 11 horas (de Brasília).

Três atletas não passaram à fase seguinte: Kléberson Davide, terceiro na Série 1 dos 800 m com 1:49.69, Jéfferson Sabino, 12º no triplo com 16,49 m, e Gisele de Oliveira, décima no triplo feminino, com 13,81 m.

E neste sábado teremos, ainda, a estreia de Keila Costa e Eliane Martins, que disputarão a qualificação do salto em distância, a partir das 04 horas, de Brasília (10 horas, em Doha).

Para o treinador-chefe Luiz Alberto de Oliveira, "foi bom o primeiro dia do Brasil no Mundial". Segundo Luiz Alberto, "a equipe é competitiva. A Fabiana passou com tranquilidade no salto com vara. O Jadel também está motivado no triplo. O Fabiano fez bem os 800 m e se acertar o ritmo pode ir à final. Já as provas de velocidade foram fortes e o Lenilson teve de lutar muito para se classificar nos 60 m. Agora, vamos esperar uma boa prova para a Keila e a Eliane na qualificação do salto em distância, amanhã".

Mesmo os que não se qualificaram não foram mal, na opinião do treinador, que foi técnico, entre outros, de Zequinha Barbosa, ouro e prata nos 800 m em duas edições do Mundial Indoor, respectivamente em Indianápolis-1987 e Budapeste-1989. "O Kléberson, por exemplo, só não passou por pequena diferença, de milésimos de segundo, até tiveram que analisar o vídeo, para definir", concluiu Luiz Alberto.


Resultados completos no link abaixo: http://www.iaaf.org/wic10/results/eventCode=4144/index.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.