Uma grande comemoração tomou conta de toda a equipe brasileira, assim que o título de Fabiana Murer, no salto com vara, foi confirmado no Mundial Indoor, encerrado neste domingo (14), no Aspire Dome, em Doha, no Catar. Fabiana, campineira na próxima terça-feira completará 29 anos, tornou-se a primeira mulher brasileira a ganhar ouro em um Mundial de Atletismo.

Para subir ao lugar mais alto do pódio, Fabiana saltou 4,80 m na primeira tentativa. Ela deixou em segundo lugar a ex-recordista mundial Svetlana Feofonova, da Rússia, que também fez 4,80 m, mas na segunda tentativa. Ambas tentaram 4,85 m, mas não passaram.

A brasileira, treinada por Elson Miranda, já havia saltado 4,50 m, 4,60 m e 4,70 m, sempre na primeira tentativa. Depois, passou 4,75 m na terceira. A polonesa Anna Rogowska, campeã mundial em Berlim-2009, ficou com a medalha de bronze, com 4,70 m. A campeã olímpica e recordista mundial Yelena Isinbayeva ficou na quarta posição, com 4,60 m.

"Estou muito feliz", disse Fabiana, logo depois de dar a volta olímpica, à Sportv. "Estava bem preparada, mas só pude comemorar depois do último salto da Svetlana. Aí ficou definida a classificação e vi que tinha garantido o título para o Brasil. É grande estímulo para mim e para todos os atletas do Brasil, especialmente para quem faz salto com vara", disse a atleta, que estreou os novos uniformes da seleção brasileira, fornecidos pela Nike, e que recebeu a medalha de ouro das mãos de Roberto Gesta de Melo, presidente da CBAt e membro do Conselho da IAAF.

O treinador Elson Miranda, que treina Fabiana há 15 anos, lembrou que não faz muito tempo, o salto com vara tinha pouca tradição no Brasil. "Tivemos que trabalhar muito, fui buscar conhecimento (fez muitas clínicas com Vitaly Petrov, ucraniano que foi técnico de Sergei Bubka e agora treina Isinbayeva) e conseguimos mudar isso", afirmou.

Ele disse não ter dúvida de que esta evolução foi possível porque tivemos sempre apoio. Elson cita "a BM&FBovespa, clube de Fabiana, a Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial do atletismo nacional, e a Confederação Brasileira de Atletismo". Elson e Fabiana passaram 40 dias na Europa, em preparação para o Mundial Indoor, com passagens e ajuda de custo pagos pela CBAt.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.