Iaaf muda regra e, em 2010, primeira queima de largada já elimina atleta

A federação internacional de atletismo, Iaaf, decidiu mudar uma importante regra em suas provas, a partir da temporada 2010. Os atingidos serão os velocistas: a partir do próximo ano, queimar a largada acabará em eliminação já na primeira vez em que houver uma saída falsa.

A Iaaf tomou a decisão no primeiro dia do congresso técnico que realiza na capital da Alemanha, Berlim, às vésperas do Mundial que acontece na cidade, a partir do próximo dia 15.

Para chegar à resolução, a entidade precisou de um debate acalorado sobre o assunto. No final, decidiu-se pela mudança por 97 votos a favor e 56 contra. A regra vale a partir do dia 1 de janeiro de 2010.

Enquanto a Iaaf anuncia a mudança, os velocistas que se dirigem à Alemanha para a disputa das medalhas mundiais seguirão usando a regulamentação antiga do atletismo. Atualmente, a primeira queima de largada não gera punição, mas serve como um aviso para todos os competidores. Da segunda saída falsa em diante, o causador da queima é eliminado.

Segundo a Iaaf, o objetivo da medida é evitar que alguns atletas prejudiquem os outros. Muitas vezes, surgiam acusações de que atletas queimavam a primeira largada propositalmente colocar pressão nos rivais na segunda, devido ao risco de classificação.

A nova regra, que substitui a que vinha sendo usada desde 2003, será aplicada aos 100 m, 200 m e 400 m rasos, assim como os 100 m, 110 m e 400 m com barreiras. Os revezamentos também terão a saída alterada com a nova medida.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.