FABIANA, JADEL E KEILA EM BIRMINGHAM

São Paulo - Três brasileiros confirmaram participação no "AVIVA Indoor Grand Prix", em Birmingham (GBR): Fabiana Murer (salto com vara), Jadel Gregório (triplo) e Keila Costa (salto em distância). Os três já estão qualificados e se preparam na Europa para o Mundial Indoor-2010, que será disputado em Doha, no Catar, de 12 a 14 do mês que vem.

No Meeting britânico, Fabiana (BM&FBovespa) terá novamente pela frente as polonesas Anna Rogowska e Monyka Pyrek, respectivamente campeã e vice-campeã mundial em Berlim-2009. Também disputarão um lugar no pódio a russa Svetlana Feofanova e a alemã Silke Spiegelburg.

Jadel, prata nos Mundiais Indoor de Budapeste 2004 e Moscou 2006, enfrentará nomes importantes. Entre eles, o sueco Christian Olsson, ouro olímpico em Atenas-2004, o britânico Phillips Idowu, ouro no Mundial de Berlim-2009, e o cubano David Girat, líder do Ranking 2010, com 17,27 m.

Keila, vice-campeã pan-americana e finalista olímpica em Pequim-2008, terá adversárias fortes, caso da portuguesa Naide Gomes e da cubana Yargelis Savigne.

FABIANA MURER BATE RECORDE NOVAMENTE

Fonte: CBAt

Fabiana Murer vence prova na Grã-Bretanha (Alaor Filho/COB)

São Paulo - Fabiana Murer foi um dos destaques no Meeting Indoor de Birmingham, na Grã-Bretanha, disputado neste sábado (20). Com um salto de 4,82 m, ela venceu a prova e melhorou novamente seu recorde sul-americano em pista coberta.

O recorde anterior era dela mesma, com 4,81 m, marca conseguida em Stuttgart, na Alemanha. A atleta campineira também é recordista da área, ao ar livre, também com 4,82, graças a um salto no Troféu Brasil Caixa 2009, disputado no Rio de Janeiro.

Na prova, Fabiana (BM&FBovespa) superou nomes importantes, como a ex-recordista mundial Svetlana Feofonova (Rússia) e a campeã mundial Anna Rogowska (Polônia). No Meeting deste sábado, ambas marcaram 4,72 m e ficaram com os segundo (Feofonova) e terceiro lugares (Rogowska).

Outros dois brasileiros competiram em Birmingham. Keila Costa foi a terceira no salto em distância, com 6,54 m. A ganhadora foi a portuguesa Naide Gomes, com 6,69 m, e a segunda colocada foi a cubana Yargelis Savigne, com 6,55 m.

E no triplo masculino, Jadel Gregório foi o sexto com 16,92 m, enquanto que o primeiro foi o sueco Christian Olsson, com 17,32 LUIZ FELIPE VENCE 20 KM NA COPA BRASIL CAIXA DE MARCHA

Fonte: CBAt

Luiz Felipe dos Santos ganhou os 20 km na Copa Brasil Caixa de Marcha-2010, em Timbó (André Schroeder/CBAt)

São Paulo - Começou na tarde deste sábado (20), a Copa Brasil Caixa de Marcha, na cidade catarinense de Timbó. Na principal prova desta primeira etapa, Luiz Felipe dos Santos (Assem) venceu os 20 km adulto masculino, com 1:38:06. A prova foi disputada em circuito de 1 km, marcado na Rua Japão, no centro da cidade, sob forte calor.

Luiz Felipe surpreendeu o favorito Moacir Zimmermann (Adeblu), ganhador da medalha de bronze na Universíade-2010, de Belgrado, na Sérvia. Moacir terminou em terceiro lugar, com 1:40:07, atrás também de Daniel Perim Tomasi (Sogipa), que marcou 1:38:54.

"Houve boa disputa entre os primeiros colocados em vários momentos", disse o superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, Martinho Santos. O prefeito Laércio Schuster Jr. acompanhou as provas desta tarde e já manifestou interesse em fazer novos eventos atléticos na cidade, que já foi sede da Copa Brasil Caixa de Cross Country, no começo do mês.

Foram, ainda, realizadas as provas da categoria menor (até 17 anos). Nos 10 km masculino, a vitória foi de Hyago Pereira Garcia (Projeto Atletismo Campeão), com 55:55, seguido por Mateus Monteiro Pereira (UCS), com 56:46, e Lucas Gabriel Vale (Caso), com 1:00:28. Por equipes, a primeira colocação foi do Projeto Atletismo Campeão, seguido pela UCS e Caso.

Nos 5 km feminino, a primeira foi Andressa Souza da Silva (UCB), com 27:57. A segunda foi Fabiana Antunes da Silva (Adeblu), com 28:56, e a terceira, Emily Pistor (Arpa), 29:41. Por equipes, a campeã foi a Adeblu, a vice, a UCB, e a terceira, Arpa.

A competição termina neste domingo (21), com a disputa de quatro provas pela manhã, a partir das 06:30: 50 km adulto masculino, 20 km adulto feminino, 10 km juvenil masculino, 10 km juvenil feminino.

A Copa Brasil Caixa de Marchas-2010 é uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Catarinense de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da fundação Municipal de Esportes de Timbó. CLÁUDIO RICHARDSON HEXACAMPEÃO NA COPA BRASIL CAIXA DE MARCHA

Fonte: CBAt

Cláudio Richardson conquistou o hexacampeonato nos 50 km em Timbó (André Schroeder/CBAt)

São Paulo - Terminou na manhã deste domingo (21), a Copa Brasil Caixa de Marcha-2010, disputada em Timbó (SC). O grande nome da competição foi o potiguar Cláudio Richardson dos Santos, que conquistou o hexacampeonato nos 50 km masculino, ao vencer a prova com 4:26:11. Diogo Gamboa (Brasil FC) ganhou prata, com 5:29:59.

Já qualificado para a Copa do Mundo do México, marcada para maio próximo, no México (o prazo para obtenção de índice nesta distância termina hoje), Cláudio comemorou muito o resultado. Ele competiu como convidado e já havia sido o campeão também nas edições de 2000, 2001, 2002, 2003 e 2009. Seu principal adversário, o recordista brasileiro da prova, Mário José dos Santos Júnior, foi desqualificado.

Nos 20 km feminino adulto, a pernambucana Érica Sena, treinada por Vanthause Torres, levou o título, ao marcar 1:41:53. Ela surpreendeu suas colegas da BM&FBovespa, que completaram o pódio: Cisiane Lopes (vice com 1:43:21) e a paranaense Tânia Spindler (terceira com 1:44:32), que buscava a quarta vitória seguida.

Nos 10 km juvenil, o brasiliense Caio Bonfim (Caso), treinado por João Sena Bonfim, confirmou sua condição de favorito. Ele venceu com 44:54, vantagem superior a sete minutos em relação ao segundo colocado, Jean Pedro Rominhuk (Timbó), que fez 52:20. O bronze foi para Hudson Fernando Muniz (Aita), com 53:45.

Nos 10 km juvenil feminino, A campeã foi Cleia da Cruz Silva (Caso), com 56:58 a campeã de 2009. A vice-campeã foi Camila da Silva (Adeblu), com 57:52. A ganhadora de 2009, Mayara Vicentainer (Adeblu), ficou em terceiro lugar, com 58:10.

Equipes campeãs deste domingo: Assem (adulto masculino), BM&FBovespa (adulto feminino), UCS (juvenil masculino), Adeblu (juvenil feminino). Classificação geral: 1º Adeblu, 63 pontos 2º Caso, 32 3º UCS, 28 4º BM&FBovespa, 27 5º Grêmio Barueri, 14.

A Copa Brasil também foi seletiva para o Sul-Americano de Marcha, que será disputado em 06 e 07 do mês que vem, na Bolívia. Os três primeiros colocados nas provas da categoria adulta e juvenil, e os ganhadores das provas da categoria menor, serão convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo, para a competição.

A primeira etapa do evento foi disputada na tarde de sábado, com os 20 km masculino adulto, os 10 km menor masculino e os 5 km menor feminino.

Resultados completos já estão disponíveis no hotsite do evento (Link: http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_marcha/default.asp).

A Copa Brasil Caixa de Marcha é uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Catarinense de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura de Timbó. ASSEMBLEIA DA CBAt JÁ TERÁ ATLETAS E TREINADORES

Manaus - A Assembleia Geral Ordinária-2010, da Confederação Brasileira de Atletismo, marcará uma nova época na história das entidades olímpicas do País. Isto porque, no próximo dia 05 de março, quando a reunião tiver início, às 09 horas, em Manaus, a composição estará ampliada em mais de 70 %, em relação ao número anterior de integrantes. Como é tradicional no esporte brasileiro, eram membros da Assembleia os representantes das federações estaduais.

Este ano, por iniciativa do presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, o Atletismo tornou-se o primeiro esporte olímpico no Brasil, a dar assento em seu organismo máximo a atletas, treinadores e clubes.

As federações aprovaram a proposta de mudança no estatuto, de forma que agora também fazem parte os atletas ganhadores de medalhas olímpicas e seus treinadores. Passam a ter assento, ainda, os representantes dos clubes classificados nas cinco primeiras colocações do Troféu Brasil Caixa no ano anterior à Assembleia.

NOVA ASSEMBLEIA TERÁ 45 INTEGRANTES

A Assembleia Geral Ordinária contará com 46 integrantes - ver lista ao final (20 a mais em relação 26 anteriores):

- 26 representantes de Federações estaduais e do Distrito Federal
- Representantes das 5 primeiras equipes do Troféu Brasil-2009
- 11 atletas ganhadores de medalhas olímpicas
- 4 treinadores dos atletas ganhadores de medalhas olímpicas

PAUTA DE TRABALHOS

Com a nova composição, a Assembleia debaterá uma extensa pauta, que começará por ratificar as mudanças estatutárias, o relatório da diretoria e as contas da entidade em 2009. Entre outros itens, também constam da pauta:

- Orçamento anual proposto pela diretoria e pelo Fórum "Atletismo do Brasil"
- Calendário de eventos da temporada, por proposta da diretoria
- Apreciação de acordos, contratos e convênios a serem celebrados pela CBAt
- Regulamentos das competições do calendário

"Há muito tempo eu pensava em propor estas mudanças", lembra Roberto Gesta de Melo. "Este ano, finalmente, tive apoio para utá-las. Ampliar a participação, de forma a dar lugar nas decisões a todos os setores da comunidade marca uma nova fase do esporte no País", complementa o presidente da CBAt.

NOVOS INTEGRANTES DA ASSEMBLEIA

Medalhistas olímpicos:
- Nelson Prudêncio
- Joaquim Carvalho Cruz
- Robson Caetano da Silva
- Arnaldo de Oliveira Silva
- André Domingos da Silva
- Edson Luciano Ribeiro
- Vicente Lenilson de Lima
- Claudinei Quirino da Silva
- Claudio Roberto Souza
- Vanderlei Cordeiro de Lima
- Maurren Higa Maggi

Treinadores de medalhistas olímpicos:
- Luiz Alberto de Oliveira
- Carlos Alberto de Azevedo Cavalheiro
- Ricardo Antonio D’ Angelo
- Nélio Alfano Moura

Cinco primeiros clubes do Troféu Brasil Caixa-2009:
- BM&FBovespa
- Rede Atletismo
- EC Pinheiros
- Santa Mônica
- Orcampi

Já integravam a Assembleia, as Federações do Distrito Federal e de 25 estados:
Acre, Alagoas, Maranhão, Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraná, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Sergipe (a Federação de Roraima não poderá participar da Assembleia, pois ainda falta regularizar sua documentação).

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.