DA PRESIDÊNCIA DA CBAt

Manaus -

CENTROS NACIONAIS DE TREINAMENTO

A respeito da carta da treinadora Fátima Germano, quanto à ida de atletas para o Centro Nacional de Treinamento de Uberlândia, o Superintendente Técnico da CBAt, Martinho Nobre dos Santos, já prestou os devidos esclarecimentos.

Sobre o assunto, aliás, vários treinadores manifestaram suas opiniões.

A matéria também foi levada à discussão na reunião do Conselho Técnico da Confederação, realizada nesta sexta-feira (9), na sede da entidade, em Manaus. A propósito, decidiu-se o que se segue.

1 - A implantação dos Centros Nacionais de Treinamento, antiga aspiração da nossa Comunidade, é uma grande conquista do Atletismo Nacional.

2 - A criação dos CNTs visa o intercâmbio de treinadores do Brasil e do exterior, e o desenvolvimento dos atletas do País, principalmente os que tenham demonstrado potencial para disputar as grandes competições internacionais.

3 - É importante ressaltar que os treinadores de origem manterão os vínculos com os atletas selecionados para as equipes permanentes dos CNTs, usufruindo dos benefícios pertinentes, como prêmios e acompanhamento de desportistas em sua participação nas seleções nacionais, por três anos.

4 - De qualquer forma, para que os interesses dos profissionais brasileiros sejam preservados, os atletas selecionados para treinar nos CNTs só poderão fazê-lo com a devida concordância, por escrito, de seus treinadores originais.

5 - Os convites serão encaminhados pela CBAt às Federações, clubes e treinadores dos atletas selecionados.

6 - Os profissionais responsáveis pelos CNTs poderão, a pedido de treinadores, acompanhar o trabalho desenvolvido em diferentes cidades do País.

Roberto Gesta de Melo - Presidente da CBAt

________________________________________________________________________________________________________________________

Ofício CBAt nº 000432                                                                           Manaus, 09 de abril de 2010

ara -
Treinadora Fátima Aparecida Germano  Registro CBAt 287  São Paulo &ndash SP

Senhora Treinadora:

Em atenção a sua carta dirigida ao Presidente da CBAt, através de mensagem de e-mail datada de 02 de abril de 2010, que versa sobre a ida dos atletas WILLIAM BRAIDO (Registro CBAt 34199) e GEISA RAFAELA ARCANJO (Registro CBAt 30995), que treinavam com V.Sa., para o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo Caixa Sesi, da CBAt, com sede na cidade de Uberlândia, MG, após as averiguações devidas, cumpre-nos esclarecer o seguinte:

1 - O Programa de Centros Nacionais Caixa de Treinamento, elaborado pela CBAt e apresentado e aprovado no IV Forum Atletismo do Brasil ainda se encontra em fase de implantação e segue, rigorosamente, as diretrizes apresentadas naquela ocasião (Ver Anexo 1).

2 - O CNTA Caixa Sesi com sede em Uberlândia foi o primeiro Centro de Alto Nível a entrar em funcionamento para atendimento aos grupos de provas de Meio-Fundo e Fundo,  Velocidade Prolongada e Arremesso e Lançamentos. Para o início dos trabalhos, a CBAt optou por realizar campings de treinamento no Centro, para os melhores atletas do Ranking Brasileiro nas categorias oficiais e seus respectivos treinadores, para análise pelos treinadores contratados pela CBAt e prosseguimento das ações do Programa.

3 - O Programa prevê a existência de um grupo de atletas residentes e outro com atletas que treinam em seus locais de origem com orientação e apoio dos treinadores do Centro.

4 - Desta forma, no caso específico da área de Arremesso e Lançamentos, realizamos dois campings de treinamento: o primeiro no período de 22 a 28 de novembro de 2009 e o segundo no período de 16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2010, estando dentre os participantes os dois atletas acima e V.Sa., que atenderam a nosso convite.

5 - Aqui temos o primeiro comentário equivocado de sua parte na carta acima citada, a de que as grandes equipes não permitiram que seus atletas participassem do segundo camping em Uberlândia. Como V.Sa. se refere às grandes equipes em sua correspondência, abaixo, informamos o procedimento das duas maiores equipes do Atletismo até então:

- BM&F Bovespa: solicitou que a participação de seus atletas fosse realizada após competição na cidade de Bragança Paulista, SP, no que foi atendida pela CBAt, que emitiu nove passagens aéreas para o grupo de atletas desse clube tais atletas, quando se deslocavam para o Aeroporto na data do vôo, ficaram ilhados por conta de enchente na cidade de São Paulo (fato que deve ser de seu conhecimento, dado a divulgação pela mídia) e ao chegarem ao Aeroporto, haviam perdido o vôo e a companhia aérea alegou que o problema surgiu por catástrofe natural e não reembarcou os atletas em outro vôo dela ou de outra companhia ao tomar conhecimento desse fato, a CBAt tentou enviar os atletas para Uberlândia, mas, a época, somente existiriam lugares em data próxima ao final do camping, tendo a CBAt, em comum acordo com a BM&F Atletismo, cancelado a ida dos atletas entretanto, o atleta Ronald Odair Oliveira Julião, na oportunidade, solicitou autorização para ir de ônibus, o que foi aprovado e o mesmo participou do camping. V.Sa. pode verificar com o Prof. João Paulo Alves da Cunha, Treinador de Arremessos/Lançamentos da BM&F Bovespa a veracidade destas informações.

- Rede Atletismo: em função do treinador cubano Julian Mejia Silva, que pertence à CBAt e atende ao projeto de jovens talentos da empresa que patrocina aquele clube por força de convênio, encontrar-se em suas férias anuais em Cuba, não houve uma resposta imediata de participação após este fato, o clube informou que os atletas iriam perder mais de 15 dias de aulas em suas escolas, solicitando que o camping para os mesmos fossem em outra oportunidade V.Sa. pode verificar a veracidade destas informações com o Presidente da Rede Atletismo, Dr. Jorge Queiroz.

Destacamos que outros atletas e treinadores de outros clubes tiveram diversos problemas em atender ao camping, tendo a CBAt acomodado as diversas situações que surgiram, sem prejudicar a quem quer que seja.

6 - Após o camping, os treinadores do CNTA Caixa Sesi elaboraram uma lista de atletas dos respectivos grupos de provas que poderiam ser convidados para o grupo inicial de atletas residentes no Centro. Nessa lista encontravam-se os dois atletas acima.

7 - Assim, a CBAt, única responsável por convites a  atletas e treinadores para participarem de atividades no Centro, expediu convite formal a todos e, no caso específico dos dois atletas citados, conforme abaixo:

- William Braido: foi convidado através do Ofício CBAt nº 000152 de 19 de fevereiro de 2010 (Ver Anexo 2), o qual continha todas as informações necessárias para sua ida ao Centro o convite foi dirigido diretamente ao atleta com cópia para V.Sa., treinadora do mesmo e para a Federação Paulista de Atletismo, destacando-se que o mesmo estava sem inscrição válida por clube no momento do convite.

- Geisa Rafaela Arcanjo: foi convidada através do Ofício CBAt nº 000145 de 19 de fevereiro de 2010 (Ver Anexo 3), o qual continha todas as informações necessárias para sua ida ao Centro o convite foi dirigido diretamente a atleta com cópia para V.Sa., treinadora da mesma, para a Federação Paulista de Atletismo e para a ASA Sertãozinho, clube da atleta.

8 Em resposta aos convites formulados, recebemos as seguintes correspondências:

Geisa Rafaela Arcanjo:

- E-mail seu, datado de 25 de fevereiro de 2010 (Ver anexo 4), no qual V.Sa. informou que o atleta não iria participar do grupo de atletas residentes e sim do grupo apoiado em seu local de origem (Ver anexo 4).

- E-mail do Gerente de Centros de Treinamento da CBAt, Prof. Manoel Trajano, datado de 25 de fevereiro de 2010, para V.Sa., entendendo as razões de sua mensagem e colocando o Centro a sua disposição (Ver anexo 5).

- E-mail da atleta, datado de 30 de março de 2010, oficializando sua ida para o CNTA (Ver anexo 6).

William Braido:

- E-mail seu, datado de 27 de fevereiro de 2010 (Ver anexo 7), no qual V.Sa. informou que o atleta não iria participar do grupo de atletas residentes e sim do grupo apoiado em seu local de origem, por pertencer ao Centro de Excelência do Governo do Estado de São Paulo.

- E-mail nosso, datado de 27 de fevereiro de 2010 (Ver anexo 8), no qual tecemos comentários sobre o fato de que o convite nada tinha a ver com o fato do atleta pertencer já a um outro Projeto, pois o projeto da CBAt visa apoiar e ajudar a melhorar o trabalho dos treinadores, clubes e projetos somando-se a estes nessa nossa mensagem não dissemos que nenhum projeto era falho, o que dissemos é que, com a forma que temos atuado, na medida das expectativas de todos nós, os resultados genericamente não tem sido alcançados de forma elevada, não dissemos que nenhum resultado foi alcançado.

- E-mail seu, datado de 10 de março de 2010 (Ver anexo 9), no qual V.Sa. informa que em comum acordo com o atleta resolveu que ele deveria ir para o CNTA como atleta residente (portanto, não cabe dizer que a ida do atleta para o CNTA foi por pressão dos treinadores do Centro).

9 Aproveitando nossa estada em Uberlândia para a Seletiva Sul-Americana Caixa para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, quando recebemos sua correspondência, realizamos reunião com os treinadores cubanos da área de arremesso/lançamentos para averiguarmos suas denúncias, uma vez que os mesmos já haviam sido orientados pela CBAt em reuniões anteriores que estavam proibidos de realizar contatos diretos com quaisquer atletas sobre a vinda dos mesmos para o CNTA, sob pena de rescindirmos seus contratos com a CBAt. Os mesmos repudiaram veementemente suas afirmações e colocaram as caixas postais de suas contas pessoais de e-mail a nossa disposição para verificarmos isso. O Treinador Orlando Peres Áquila nos mostrou mensagem recebida do atleta William Braido solicitando sua ida e este respondeu, conforme determinamos, que ele deveria se dirigir à CBAt diretamente sobre isto, que ele NÃO trataria disso com o atleta. Assim, suas acusações não procedem. A utilização da palavra &ldquoassédio&rdquo, sem qualquer comprovação de atos, acusando-se profissionais é lamentável, pois ensejam um comportamento perigoso e inaceitável &ndash é preciso que se tenha absoluta certeza e comprovação dos fatos para se acusar alguém desta forma.

10 - A CBAt está cumprindo rigorosamente o seu Programa de Centros Nacionais de Treinamento, acreditando que a vinda de treinadores estrangeiros irá contribuir, em muito, para o nosso desenvolvimento técnico, devendo todos ter a mente aberta para o crescimento que almejamos, ao aproveitar ao máximo a oportunidade desse intercâmbio.

11 - Após a publicação de sua carta em nosso site, por determinação de nosso Presidente, recebemos, dos atletas citados e treinadores, os seguintes documentos:

- E-mail da atleta Geisa Arcanjo, datado de 05 de abril de 2010 (Ver anexo 10), dirigido ao Coordenador do CNTA, no qual a mesma apresenta versão totalmente diversa da sua em relação dos treinadores cubanos.

- Carta do atleta William Braido, datada de 05 de abril de 2010 (Ver anexo 11), dirigida ao Presidente da CBAt, sobre suas declarações e entregue ao Coordenador do CNTA.

- Carta da atleta Geisa Arcanjo, datada de 06 de abril de 2010 (Ver anexo 12), entregue em Uberlândia ao Coordenador do CNTA, na qual a mesma apresenta versão totalmente diversa da sua em relação aos treinadores cubanos.

- E-mail do Professor Ricardo Antonio D&rsquoAngelo, datado de 09 de abril de 2010, no qual o mesmo apresenta problema similar havido com o atleta William Braido, entre a ORCAMPI e V.Sa. (Ver anexo 13).

- E-mail do Professor João Paulo Alves da Cunha, datado de 09 de abril de 2010, no qual o mesmo relata que o atleta William Braido o havia procurado para treinar na BM&F/Bovespa (Ver anexo 14).

12 - Finalmente, em conformidade com o nosso Programa, V.Sa. receberá todos os benefícios advindos dos resultados dos atletas citados, pelos próximos três anos, no mínimo, pois, para a CBAt, V.Sa. será considerada a treinadora dos atletas nesse período, item este que visa proteger os treinadores que descobrem e formam atletas em nosso Atletismo. Recordamos, ainda, que o Centro continua à sua disposição para participação nas atividades do mesmo e o acompanhamento do treinamento dos atletas, se isto for de sua vontade.

Atenciosamente,

Martinho Nobre dos Santos  Superintendente Técnico

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.