Leandro Pitarelli garante o vice-campeonato no revezamento medley para o Brasil, em Bressanone (IAAF Divulgação)

São Paulo - Jonathas da Silva, Jean Franchine, Jackson da Silva e Leandro Pitarelli formaram a equipe brasileira que conquistou a medalha de prata no revezamento medley, neste domingo (12), último dia do Campeonato Mundial de Menores.

A competição, para atletas com até 17 anos, foi disputado na cidade de Bressanone, na região do Sudtirol, no extremo norte da Itália, aos pés dos Alpes. No total, participaram mais de 1.300 atletas, de 180 países.

Em prova emocionante, o quarteto nacional marcou 1:52.66, para garantir o segundo lugar mais alto no pódio no medley. Em primeiro ficaram os Estados Unidos, que se sagraram campeões com 1:50.33 (recorde mundial da prova),e em terceiro, o Japão, com 1:52.82.

O pernambucano Jonathas da Silva foi o primeiro a correr pelo Brasil: ele fez a etapa de 100 m e entregou o bastão ao paulista Jean Franchine, que correu 200 m. O carioca Jackson da Silva foi o terceiro e depois de 300 m entregou o bastão ao paulista Leandro Pitarelli, para a etapa final de 400 m.

Leandro, que uma hora antes conseguira o sexto lugar na final dos 200 m, fez uma grande no medley. Ele ainda passou a marca de 200 m (metade da fase final da prova) em quarto lugar.

Mas, na reta dos 100 m finais, com um sprint forte, passou para o terceiro lugar e ainda teve forças superou o representante do Japão e garantir a medalha de prata para o Brasil.

Os treinadores Leandro Cardoso, Paulo Costa e Anselmo Pereira, que cuidaram mais diretamente do revezamento, estavam preocupados com Leandro Pitarelli. Afinal, ele já havia feito seis provas: preliminar e semifinal dos 400 m preliminar, semifinal e final dos 200 m e preliminar do próprio revezamento. "Mas ele mostrou grande capacidade de recuperação e foi peça fundamental na conquista brasileira", concluíram os treinadores.

Na final dos 200 m, Leandro Pitarelli foi o sexto com 21.78. O campeão foi Kirani James (Granada), com 21.05.

A delegação brasileira volta ao País nesta segunda-feira (13) e tem desembarque previsto para as 15:40, pelo voo 0191, da TAP, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.


RESULTADOS COMPLETOS NO SITE DO CAMPEONATO, NO LINK ABAIXO: http://www.iaaf.org/wyc09/results/eventCode=4141/index.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.