UBERLÂNDIA É SEDE DA SELETIVA SUL-AMERICANA DOS JOGOS DA JUVENTUDE

Fonte: CBAt

Leandro Pitarelli ganhou prata no revezamento medley no Mundial de Menores na Itália, em 2009 (LC Moreira/CBAt)

Uberlândia - Maior cidade do interior mineiro, com 700 mil habitantes, Uberlândia será a capital do atletismo da América do Sul no próximo fim de semana (dias 3 e 4), na Pista "Ádria Santos", no Centro de Treinamento Caixa Sesi, instalado na Vila Olímpica do Sesi-Gravatás. Cerca de 150 atletas de 11 países do continente, nascidos em 1993 e 1994, disputam a "Seletiva Caixa Sul-Americana" para o torneio de atletismo da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, marcados para Cingapura, em agosto próximo.

A entrada é livre para o público, que poderá ver de perto alguns dos mais promissores atletas sul-americanos, como os brasileiros Leandro Pitarelli e Jean Franchine, medalhistas de prata no revezamento medley no Mundial de Menores de Bressanone (Itália), em 2009. Leandro (200 m), Jean (110 m com barreiras) e Caio Cézar dos Santos (salto em distância) chegaram às finais de suas provas individuais no mesmo Mundial.

Outro nome importante é Braian Toledo, que este ano estabeleceu o recorde mundial do lançamento do dardo na categoria até 17 anos, com 89,34 m, em 6 de março, em Buenos Aires. Por sinal, Braian já está em Uberlândia, junto com a delegação argentina, a primeira a chegar.

Também já estão na cidade os atletas do Chile e parte da equipe peruana. Ainda nesta quinta-feira (1) chegam as seleções de Uruguai, Bolívia, Paraguai, Panamá e Venezuela. Amanhã (2), chegam os equatorianos, colombianos e os demais representantes do Peru.


A SELETIVA

Na Seletiva, serão disputadas 34 provas finais. O programa de sábado (3) será realizado das 08:30 às 12:05, pela manhã, e das 15:00 às 17:20, à tarde. No domingo (4), as disputas acontecerão das 09:00 às 10:40 e das 15:00 às 16:00.

Paralelamente ao evento de Uberlândia, serão disputadas as Seletivas da América Central e Caribe (El Salvador) e uma específica para os Estados Unidos (Houston). Com os resultados das três Seletivas, a IAAF (federação internacional de atletismo) vai elaborar um Ranking único para as Américas. Serão convocados para os Jogos de Cingapura os melhores do Ranking, conforme o número de vagas reservadas em cada prova para cada continente.

Para o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, "em Uberlândia está parte do futuro do atletismo do Brasil e da América do Sul. Há atletas em condições disputar os Jogos da Juventude e, quem sabe, também os Jogos Olímpicos de Londres (2010) e do Rio (2016)", lembra o dirigente.

A Seletiva é uma realização da IAAF, Consudatle e CBAt, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Sesi/Fiemg.


SITE DA COMPETIÇÃO

Mais informações no hotsite da Seletiva de Uberlândia. Já estão disponíveis as páginas de "Notícias", "Programa Horário", "Lista de Participantes", "Regulamento da competição". Confirma no link abaixo:

http://www.cbat.org.br/competicoes/seletiva_sulamericano/default.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.