Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Tatiele vence a Copa Brasil/Caixa de Cross Country (foto de Marcello Ferrelli/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
Rio Claro (SP) - A mineira Tatiele Roberta de Carvalho (Orcampi/Unimed-SP) venceu na manhã deste domingo 12 a prova Adulta de 8 km da Copa Brasil/Caixa de Cross Country, realizada num circuito de 2 km na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro, na região de Campinas (SP).

Tatiele assegurou a vitória apenas nos últimos 300 m de percurso, quando deixou para trás a goiana Sueli Pereira da Silva, vice-campeã. "A minha estratégia foi simples. Correr o tempo todo no pelotão principal e arrancar no último quilômetro de prova. A Sueli ainda resistiu, mas nos últimos 300 m fui sozinha", comentou a corredora de 21 anos, nascida em Poços de Caldas, mas que vive e treina em Limeira (SP).

A atleta, campeã brasileira dos 5.000 e dos 10.000 metros sub 23, havia sido segundo colocada em 2011 na mesma cidade. "Embora não esteja no meu período mais rápido, fiquei contente porque minha estratégia deu certo", lembrou.

Já Sueli Pereira da Silva (EJA-Jataí-GO), vice-campeã do Ranking CBAt/Caixa de Corredores de Rua-2011, lamentou o cansaço no final da prova. "Acho que fiz a corrida certa e estava confiante na vitória. No final, a Tatiele foi melhor e mereceu a vitória", disse a fundista de 35 anos.

A competição recebeu a confirmação de inscrição de mais de 300 atletas de 64 clubes de todas as regiões do País. No total são 15 Estados, além do Distrito Federal, participantes.

O evento indica os representantes do Brasil, em todas as categorias, para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, dia 3 de março, em Lima, no Peru. Serão convocados os cinco primeiros colocados na prova adulta masculina, os quatro primeiros nas provas adulta feminina e juvenil masculina e feminina, e os três melhores na categoria menores masculina e feminina deste domingo.

A primeira vitória do dia foi obtida por Nathália de Assis Ramalho, da equipe APADA, de Araputanga, no Mato Grosso, na categoria menor. "Tinha ficado duas vezes em terceiro e agora ganhei. Estou muito feliz por ter me classificado para o Sul-Americano do Peru. Será minha primeira competição no Exterior", comemorou a atleta de 16 anos.

O paranaense Weverson Fidelis, campeão brasileiro menor dos 3.000 m, confirmou seu favoritismo na reta de chegada e ganhou a prova dos 4 km, com o tempo de 12:22. "Já disputei um Sul-Americano de Menor e agora estou classificado para o do Cross Country", disse o corredor de 15 anos, nascido em Campo Mourão. "Faço Atletismo há três anos e estou muito feliz como meus resultados."

A competição prossegue na tarde deste domingo, com a disputa das últimas três categorias, a partir das 15:30: 6 km Feminino Juvenil, 12 km Masculino Adulto e 8 km Masculino Juvenil.

Pódios deste domingo pela manhã:

8 Km - Feminino - Adulto

1-Tatiele Roberta de Carvalho (Orcampi/Unimed-SP) - 27:45
2-Sueli Pereira da Silva (EJA-Jataí-GO) - 27:53
3-Rosangela Pereira Faria (Pinheiros/Asics-SP) - 28:15

3 km - Feminino - Menores
1-Nathália de Assis Ramalho (APADA-MT) - 10:36
2-Karina Pereira Gualberto (CE3-DF) - 10:42
3-Alessandra Cordeiro da Rosa (SOGIPA-RS) - 10:44

4 km - Masculino - Menores
1-Weverson Fidelis (Fecam-PR) - 12:22
2-Victor Vinícius Alves da Silva (Barra do Garças-MT) - 12:23
3-Thiago do Rosário André (Mangueira-RJ) - 12:32

Classificação por equipes

8 Km - Feminino - Adulto

1-Pinheiros/Asics (SP) - 12 pontos
2-ASPMP (SP) - 36

3 km - Feminino - Menores:
1-Londrina (PR) - 32 pontos
2- Cândido Mota (SP) - 33
3-Barra do Garças (MT) - 50

4 km - Masculino - Menores
1-FECAM (PR) - 20 pontos
2-Londrina-Caixa - 38
3-Orcampi/Unimep (SP) - 43

Corrida Popular - Na tarde deste sábado, no circuito da competição, foi realizada a Corrida Popular de Rio Claro, em seis quilômetros. Anderson Souza Cruz venceu no masculino, com o tempo de 19:13. Já no feminino a vitória foi de Flávia Nascimento, com 31:33. A prova foi realizada pela primeira vez.

A Copa Brasil Caixa de Cross Country 2011 é uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Paulista de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.