Olá comunidade do badminton, sou nova por aqui, mais uma apreciadora do badminton. Estou realizando um projeto a nível de mestrado para implantação do badminton á nível escolar no estado do paraná, mais estou encontrando muita dificuldade em encontrar materiais para elaboração do mesmo, se alguém tiver algum material, peço que me enviem, pois assim poderemos sim, implantar essa modalidade na grade curricular do estado do parana, o que já é um começo,agradeço a quem puder me ajudar. Abraços à todos. Meu e-mail: claricedelvecchio@hotmail.com

Comentários

Por Sandra Sorpreso
em 21 de Agosto de 2009 às 15:19.

Olá Clarice, seja bem-vinda.

Parabéns pela sua iniciativa.

Na minha opinião o caminho é a escola e te desjo boa sorte.

No que eu poderia te ajudar em relação a questão dos materiais? O que você está precisando?

Realmente, em Badminton, a literatura é toda em inglês.

No site da Federação Portuguesa de Badminton, você encontra algumas informações que poderão lhe ajudar.

O endereço do site é: www.fpbadminton.pt/.

Infelizmente, agora é o que eu posso te indicar.

Boa sorte.

Profª Sandra Sorpreso

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Agosto de 2009 às 16:13.

Professora Clarice,

A confecção de um projeto para desenvolver qualquer desporto na área escolar necessariamente não precisa de muita literatura a respeito. Se encontrar é bem vinda, mas também não fará muita falta. Todavia, como você está inserida no meio acadêmico, ser-lhe-á obrigatória a citação de diversos autores.

Na prática do dia a dia, alguns professores do Colégio Salesianos Santa Rosa, de Niterói (RJ), estão realizando o projeto que construiram sem muitas delongas e, ao que parece, com sucesso. Recomendo entrar em contato com a Coordenação de Esportes ou Educação Física da escola para conhecer o trabalho deles e, evidentemente, entrevistá-los. (www.salesianoniteroi.com.br)

No Salesiano o estudante usufrui de: magnífico e amplo ginásio com quatro quadras; campo de futebol society com pista de atletismo; duas quadras cobertas; uma piscina semi-olímpica aquecida; 10 quadras de badminton; 1 quadra oficial de handebol; além de oito mini-quadras de vôlei localizadas no pátio do Colégio, à disposição dos alunos 24h. 

Fui o mentor dessas miniquadras de volei (eram 13). Ali os alunos se divertem nos recreios, em horários vagos, sem qualquer interferência dos professores. Até organizam torneios, respeitando as diversas turmas. Isto foi há 20 anos aproximadamente. Creio que há dois anos deram início à introdução do badminton, outro sucesso! Converse com eles, pois poderão dar-lhe informações muito relevantes, pois têm a prática já desenvolvida. Você saberá melhor do que ninguém realizar esta entrevita e investigação.
Se precisar de mais ajuda, fale-me, pois estou bem perto deles.

Além disso, pode ver alguns comentários meus em diversas comunidades e os temas que procuro discutir, pois tratam-se da iniciação esportiva. Visite as comunidades: Basquete, Badminton, Educação, Educação Física em Roraima, Educação Física em Alagoas, Esporte Escolar, Marketing Esportivo, Programa Agita São Paulo e Voleibol. Cuidado para não se cansar...

Como está no Paraná, lembro que forneci subsídios à equipe do Bernardinho para o desenvolvimento do minivoleibol no Centro de Excelência Rexona (funcionava no Tarumã), onde realizei palestra; com o apoio do Governo do Estado o projeto passou a ser implantado em diversas escolas públicas. Não sei o que ocorreu depois da vinda do Rexona para o Rio de Janeiro. Mas, entenda que sempre será possível fazer projeto similar com qualquer desporto. Eu mesmo estava pensando fazê-lo no Rio, inclusive buscando apoio do COB. (veja minha aparição nos debates do badminton).

Roberto Pimentel.   

Por Adriano Fioi
em 31 de Agosto de 2009 às 22:44.

Ola clarice, legal seu projeto de pesquisa, sou treinador de Badminton em Londrina intalei varios polos da modalidade na Região Norte do Paraná, e interessante que vc saiba que no Paraná temos uma Federação a BFP que vc pode encontrar varias coisas no endereço www.badpr.org.br e tirar algumas duvidas sobre a modalidade no Paraná, sugiro que entre em contato com a federação e tente alguma parceria para seus estudos,... você joga Badminton em qual cidade do Parana?

Adriano Fiori

Coordenador da Área Norte – Paraná – BFP

(43)8413-5557 ou 3348-0737

CREF9/PR nº. 012115-G/PR

“BADMINTON NA VEIA”

fioriadri@hotmail.com

Badminton o esporte do mundo moderno.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.