Atletas militares brasileiros quebram recordes em competição sul-americana.

Brasília, 30/10/12 - Foi com alegria verde e amarela que a delegação desportiva militar brasileira invadiu as ruas de Lima, no Peru, para comemorar a conquista de três medalhas de ouro e a quebra de recordes no XXI Festival Sul-Americano de Cadetes, encerrado no último domingo (28).  Os atletas brasileiros sagraram-se campeões na natação, no pentatlo militar e no tiro, além de obterem bons resultados em outras modalidades.

O evento reuniu 646 atletas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Uruguai. As Forças Armadas brasileiras foram representadas por 68 esportistas, sendo 13 aspirantes da Escola Naval, 22 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e 33 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) – 21 dos quais integrantes da equipe feminina.

O ouro na natação, disputado por equipe, veio com o ótimo desempenho de Marcelo Fábio de Araújo Lopes (Aman), campeão na prova de 100 m livre, e do aspirante Rafael Godofredo do Norte (Escola Naval), primeiro lugar na prova de 50 m livre. Esses resultados foram decisivos para o grupo vencer o campeonato. Na soma final, foram três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

No pentatlo militar, modalidade que é disputada em cinco provas diferentes, o Brasil também chegou ao lugar mais alto do pódio. Foram cinco medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Dois atletas da Aman foram destaque: Thiago Rezende igualou o recorde sul-americano da prova de tiro, enquanto Thiago Dias sagrou-se campeão individual.  A equipe masculina alcançou o primeiro lugar geral, e Mayara Soares da Silva (AFA) ficou com a medalha de bronze.

A medalha de ouro no tiro veio por equipe nas categorias masculina e feminina, modalidade em que os atletas estabeleceram novos recordes. Ary Batista Rocha Neto, da AFA, cravou nova marca individual na prova de fuzil deitado. Na disputa coletiva, a equipe feminina destacou-se no tiro de pistola, e a masculina no de fuzil deitado e fuzil três posições. A soma desses resultados representou novo recorde sul-americano.

Atletismo e esgrima

O Brasil também ganhou cinco medalhas de ouro no atletismo nas especialidades de 110 m com barreira, arremesso de peso, de disco, 4 x 100 m, salto triplo e salto em distância. O campeão sul-americano dessa competição foi o cadete brasileiro Alexandre Junior, da Aman. Ele conquistou o primeiro lugar nas provas de salto em distância e de salto triplo.

Na esgrima, tradicional esporte militar, os cadetes alcançaram a terceira colocação por equipe com duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Nessa modalidade, Gabriel Dondeo Lima (Aman) foi o campeão no florete, e o cadete Ribeiro (AFA) na espada.

Campeonato

O Festival Esportivo Sul-Americano de Cadetes tem como finalidade estabelecer vínculos de união e fraternidade entre as instituições militares dos países afiliados à União Esportiva Militar Sul-Americana. Nesta edição do encontro esportivo, as Forças Armadas peruanas foram as anfitriãs. 

O próximo evento desportivo militar para cadetes será o 2º Campeonato Mundial de Cadetes do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). A competição ocorrerá no ano de 2014, na cidade de Quito, no Equador.

Fotos: Comissão Desportiva Militar do Brasil
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

[]´s Erik Ávila

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.