O Brasil deu um grande passo para tornar o Kung-Fu (Wushu) um esporte olímpico. Haverá no mês de junho uma grande reformulação da parte da arbitragem no país. Com isso o processo desportivo dará um grande salto para o esporte sair de vez do amadorismo.

Com isso também o Brasil ganha força para tentar inserir o Wushu nos Jogos Sulamericanos, algo que ajudaria e muito a contemplação do nosso esporte como mais uma atividade olímpica.

Segue abaixo as colocações da Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu (CBKW).

 

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho será realizado o 1° Curso e Exame Nacional para Formação e Classificação de Árbitros da CBKW. O curso será realizado nas dependências da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, na cidade de Campinas-SP.

Este curso seguirá o mesmo formato dos Cursos Internacionais realizados pela IWUF, será realizado pela CBKW uma vez a cada dois anos e é recomendado tanto para os árbitros mais experientes quanto para os que estão iniciando nesta função.

A participação neste Curso-Exame será de fundamental importância para os árbitros já formados e com experiência pois o curso proporcionará uma atualização de todo o conteúdo, além da classificação dos mesmos e, para os iniciantes, a participação neste curso proporcionará conhecimento específico, oportunidade para tirar dúvidas e colocar em prática o conhecimento teórico, habilitando novos árbitros para atuar nos eventos promovidos pela CBKW.

Classificação dos Árbitros

Serão emitidos certificados e cada árbitro aprovado receberá uma carteira, parecida com um passaporte, chamada de “Certificado Nacional de Árbitro”. O documento vai conter a foto do árbitro e irá informar a classificação, área de atuação de cada um, além de obter campos para registro de todas as atuações em eventos oficiais futuros.

Os Árbitros Nacionais serão classificados em 3 níveis A, B e C (sendo o nível “A” o mais baixo) de acordo com o domínio do conteúdo do regulamento e experiência comprovada. Os certificados terão validade de 4 anos e somente após dois anos os aprovados neste exame poderão fazer novo curso para mudança de nível.

Os nomes e classificações de todos os árbitros aprovados no exame serão inseridos no novo site da CBKW.
A CBKW promoverá cursos nos 5 Departamentos Técnicos: Internos, Wushu Tradicional, Wushu Moderno, Sanda e Shuaijiao.

Comentários

Por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel
em 5 de Abril de 2012 às 14:07.

Outra importante conquista aconteceu nesta semana para o Wushu. Veja a reportagem abaixo:

O Wushu será incluido no lugar no futsal na 3ª Edição dos Jogos da Lusofonia, que será realizado no período de 02 a 10 de novembro de 2013 em Goa na Índia

Os jogos da Lusofonia é um evento multiesportivo disputado pela comunidade de paises com a lingua portuguesa como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Portugual, India entre outros.

Mais uma vitória do wushu rumo as olimpiadas de 2020!

FONTE: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KUNGFU/WUSHU

Por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel
em 17 de Abril de 2012 às 11:53.

Wushu estará nos próximos Jogos Olímpicos da Juventude

A modalidade será disputada em caráter demonstrativo

 O Wushu estará como modalidade de demonstração na 2º edição dos Jogos Olímpicos da Juventude que será realizado em 2014, em Nanjing, China. A CBKW (Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu) acaba de receber este comunicado oficial do Sr. Yu Zaiqing, presidente da IWUF (International Wushu Federation) e o vice-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Uma competição das modalidades de taolu (sequência de movimentos com fundamentos marciais) e sanda (combate) acontecerá paralelamente aos Jogos. Os atletas serão hospedados na Vila Olímpica, os vencedores serão premiados com medalhas do evento, mas por se tratar de um torneio de demonstração com o objetivo principal de promover a modalidade, as conquistas não contarão pontos na classificação geral dos países, exatamente como aconteceu nas Olimpíadas de Beijing 2008.

A CBKW está aguardando informações da IWUF com a definição dos critérios de classificação dos atletas para assim, começar o processo de seleção do time que irá representar o Brasil neste evento.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude acontecem mais de 20 competições de modalidades como natação masculina, arco e flecha, badminton, boxe, ciclismo, hipismo, handebol, pentlato moderno, tiro, remo, triatlo, tênis e vôlei são disputadas por atletas com, no máximo, 18 anos de idade para estimular o surgimento de novos talentos do esporte e fomentar a integração entre potenciais revelações olímpicas. A 1º edição dos Jogos aconteceu em agosto de 2010, em Cingapura, Ásia, promovido pelo COI.

Fonte: CBKW e IWUF

Por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel
em 20 de Maio de 2012 às 12:07.

 

A China, em toda sua magnitude, produziu um vídeo sensacional em prol do Kung-Fu (Wushu Moderno & Sanda) ser selecionado como o mais novo esporte olímpico para 2020. A escolha se dará em 2013. Vamos torcer!!!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uPoTtHMbAyM


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.