Pessoal, já postei em meu Blog http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/ os endereços abaixo. Claro que além desses, está o Blog que mantenho no Portal Imiranteesporte.globo.com

 

http://cev.org.br/entrada/

Sobre o Centro Esportivo Virtual - é um sítio de Gestão do Conhecimento em Educação Física, Esportes e Lazer. Ele tem o objetivo de ser a porta de entrada para a informação esportiva nacional e internacional, atendendo desde esportistas e estudantes com interesse geral até pesquisadores e profissionais da área.

Quem pode participar - Baseado em pessoas (vetores de tecnologia) o CEV conta com a colaboração tanto dos especialistas - coordenadores de páginas e administradores de listas de discussão - até o visitante que encontra, em cada página, um mecanismo de interação para comentar, sugerir e/ou acrescentar alguma informação. O CEV mantém parcerias com várias instituições.

Perspectivas - Além de ser um fórum permanente de esportistas e profissionais o CEV caminha para constituir-se num importante centro de informações para o suporte de programas de Educação com Informação à Distância - EIAD - participando dos esforços de preparação e atualização profissional em Educação Física, Esportes e Lazer.

 

http://historiadoesporte.wordpress.com/

História(s) do Sport reúne 11 pesquisadores vinculados ao Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. O objetivo é publicar, em linguagem acessível, reflexões e idéias relacionadas às pesquisas desenvolvidas e/ou a acontecimentos recentes do esporte no Brasil e no mundo. O sistema de rodízio prevê que um autor escreva a cada semana, fazendo com que a temática do blogue seja variada. Isso não impede claro, mensagens tratando de assuntos urgentes.

 

http://www.sport.ifcs.ufrj.br/

Por todo o mundo, as diferentes práticas corporais institucionalizadas (esporte, educação física, dança, ginástica, capoeira, entre outras) têm chamado a atenção de cientistas sociais e historiadores como objetos que podem contribuir para ampliar nosso olhar sobre o contexto social em que se inserem. Entre tantos, Pierre Bourdieu e Norbert Elias dirigiram ao esporte um olhar privilegiado, reconhecendo sua relevância no quadro cultural da modernidade e contemporaneidade.

No Brasil, ainda que existam estudos realizados desde o século XIX, a história do esporte é um ainda recente campo de investigação. Mesmo que o fenômeno esportivo não tenha escapado ao olhar atento de importantes teóricos brasileiros no decorrer do século XX, os estudos históricos que o têm como foco central somente na última década começaram a crescer quantitativa e qualitativamente, bem como a adquirir uma certa organicidade.

Compreendemos o esporte como uma das mais importantes manifestações culturais do século XX. É um fenômeno tipicamente moderno, que tem sua configuração articulada com todas outras dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas: arquitetura, modus vivendis, nova dinâmica das cidades, aumento da presença dos meios de comunicações etc. A construção do ideário da modernidade, seus sentidos e significados, passa também pelas peculiaridades que adquiriu a prática esportiva no decorrer do tempo.

Da mesma maneira, ocupam espaço de importância em seus contextos específicos alguns fenômenos análogos que devem merecer também nosso olhar cuidadoso: as práticas corporais de gregos, os gladiadores romanos, os torneios medievais, um grande número de manifestações lúdicas tradicionais.

As práticas corporais sempre fazem parte do patrimônio cultural de um povo, plenamente articuladas com uma cultura específica e sendo importantes ferramentas na construção de identidades: de classe, de gênero, de etnia, ligadas a construção da idéia de nação. No caso do Brasil, isso fica acentuado pela grande presença do futebol em nossa formação cultural, em nossa história.

Por sua natureza, os estudos do esporte não podem se prender a uma só área de conhecimento: faz-se necessário uma perspectiva de investigação claramente multidisciplinar; trata-se de objeto privilegiado para investigações que articulem especialistas distintos.

Essas reflexões nortearam a criação do "Sport"- Laboratório de História do Esporte e do Lazer, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IFCS/UFRJ. O "Sport" é herdeiro direto de outras iniciativas: a estruturação do Centro de Memória/EEFD/UFRJ (ainda existente, sob outra coordenação) e o Espaço Virtual de História do Esporte, que deixa de existir com essa nova iniciativa.

O "Sport" pretende ser um núcleo de excelência, dedicado aos estudos históricos que têm como objeto as práticas corporais institucionalizadas, envolvendo professores e alunos de graduação e pós-graduação, de várias áreas de conhecimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras instituições de nível superior. Pretende articular atividades de pesquisa (em todas suas dimensões), ensino (de graduação e pós-graduação) e extensão (com oferecimento de eventos, cursos e festivais de natureza diversa).

 

http://www.atlasesportebrasil.org.br/

O Atlas do Esporte no Brasil é a maior base de dados de acesso gratuito em língua portuguesa, com resumos em inglês, abrangendo a Educação Física, esportes e atividades físicas de saúde, lazer e turismo. Os dados são produzidos como serviço à comunidade, sem remuneração, por autores voluntários, por iniciativa do Conselho Federal de Educação Física e Conselhos Regionais de Educação Física.

Os textos e os dados são atualizados continuamente por abordagens sócio-culturais, educacionais, econômicas, de gestão, de saúde, meio ambiente e de outras áreas relacionadas às ciências do esporte. O objetivo deste Portal é o de valorizar o esporte brasileiro como um dos principais patrimônios culturais da nação, fazendo circular seus dados de memória e de atividades atuais – quer descritivos, quer quantitativos – entre estudantes em geral, profissionais de educação física, gestores, professores, pesquisadores, jornalistas, publicitários, investidores em incentivos fiscais, diletantes ou simples interessados em temas esportivos. Confirmando tanto a visão multidisciplinar quanto o dito popular de que o esporte é o bom do Brasil, adota-se neste Portal a definição técnica e atualizada do acordo internacional COMPASS promovida pela União Européia desde 1999, na qual “esporte são todas as formas de atividades físicas que, por meio de participação casual ou organizada, objetivam expressar ou promover a forma física e o bem estar mental, formando relações sociais ou obtendo resultados em competições de todos os níveis”.

 

http://www.futebolesociedade.com.br/

Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade é um grupo acadêmico de estudos e pesquisas interdisciplinar, organizado a partir da Pós-Graduação em História, da Universidade Federal do Paraná, programa de nível 5 da CAPES. Compõem a equipe, pesquisadores doutores, mestres, graduados e graduandos, além de eventuais participações de professores da rede de ensino médio e membros da comunidade interessados, entre eles, por exemplo, profissionais da área do esporte.

Apesar da fundação recente do núcleo, cerca de cinco anos, a equipe de pesquisadores envolvidos nos trabalhos possui um acúmulo significativo de produção relacionada ao estudo social do futebol. Ao longo desse período foram defendidos e encontram-se em andamento vários trabalhos de Mestrado e Doutorado, alguns inclusive tendo recebido bolsa de auxílio da CAPES.

A definição do conceito "futebol e sociedade" define o perfil teórico-metodológico do núcleo. Foi definido o enfoque "social" por entender que o termo sintetiza a idéia de estudar o futebol enquanto um processo, ou seja, um fenômeno histórico e socialmente produzido.

A interdisciplinaridade será buscada como um exercício metodológico dos trabalhos. Entende-se não ser possível um estudo amplo do futebol sem considerar as possibilidades históricas, antropológicas, econômicas, políticas, sociológicas, psicológicas, filosóficas, pedagógicas e jurídicas, considerando seus aspectos de classes ou de grupos ou mesmo individual.

 

http://www.ceme.eefd.ufrj.br/

CENTRO DE MEMÓRIA INEZIL PENNA MARINHO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - UFRJ

A pesquisa histórica na Educação Física brasileira avançou significativamente na última década, a padrões anteriormente não identificados em nossa área de conhecimento. No âmbito desses avanços, cada vez mais surgem preocupações com a recuperação e preservação de nossas fontes, instrumento fundamental para a realização de pesquisas históricas. Ainda mais, parece ser interessante a criação de centros referenciais, que possam auxiliar e agrupar antigos e novos pesquisadores na área.
Assim sendo, parece ser interessante que a proposta de criação de um Centro de Memória possa também contemplar tais perspectivas, potencializando seu espaço físico e dinamizando suas ações para além dos limites da Escola de Educação Física/UFRJ.

 

http://www.esef.ufrgs.br/ceme/index.html

O Centro de Memória do Esporte foi implantado em Dezembro de 1996, na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de reconstruir, preservar e divulgar a memória do esporte, da educação física, do lazer e da dança no Brasil. Para tanto, são desenvolvidas pesquisas históricas, exposições, mostras de fotografias, oficinas temáticas, palestras, entre outras atividades. Além de atingir especialistas está voltado para o público em geral, disponibilizando a documentação histórica de diversas formas: via computador, catálogos bibliográficos, exposições, mostras fotográficas, palestras, oficinas, cursos e resultados de pesquisa.

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