Defendemos a história como matriz cientifica na formação de professores de educação física e portanto nos perguntamos sobre o fardo do tempo histórico, isto é tratado no curriculo de formação de professores. Nossa base: O CAPITAL de Marx e PARA ALÉM DO CAPITAL de Mészãros. Toda a contribuição é bem vinda.

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 12 de Setembro de 2009 às 10:27.

Conversas com Quem Gosta De... Capoeira

Foi definida a ultima sexta-feira de cada mes. Temas? começaremos com a História/Memoria dos esportes, lazer e educação fisica. Me proponho a repetir a palestra que dei no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, sobre a ’Guarda Negra’… em seguida, sobre a ’Carioca’… e se ainda o tema não estiver muito aborrecido, sobre a(s) origem (ns) da(s) Capoeira(s)… texticulo em que estou trabalhando no momento, junto com o Javier (Vice-presidente da FICA).

Como podem ver, tres ’ponencias’ sobre a Capoeira… assuntos bem especificos sobre o Maranhao - existencia da Guarda Negra no Maranhão (????) e uma manifestação do movimento identificado como ’carioca’, relacionada à sua proibição, ’jogo da capoeira ou carioca… existindo dentro de Lei… e uma possivel ancestralidade da luta brasileira denominada Capoeira… Moringue? malgache? India? Molucas? São Loureço, Madagascar? o que os holandeses tiveram com isso?

Pois é, Celi, também buscamos na história explicações para nossas práticas corporais, não ficando só na Capoeira. Nossa abordagem não está voltada para o materialismo histórico - mesmo porque ainda não chegamos à História, apenas estamos nos limitando, por hora, ao resgate da Memória, o que implica na não manifestação de uma análise dos fatos, sob uma viés ideológica.

Para saber um pouco mais, recomendo o www.atlasesportebrasil.org.br para uma definição metodológica sobre a construção de uma memória do esporte.

Leopoldo

desde o Maranhão... agora, vagabundo oficialmente (aposentado...)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.