Estudos mostram que a baixa força muscular está mais fortemente associada a problemas de saúde e mortalidade do que a baixa massa muscular, especialmente entre idosos com condições médicas crônicas.

O objetivo foi examinar prospectivamente associações individuais e conjuntas de baixa massa muscular e baixa força muscular com todas as causas de mortalidade em uma amostra nacionalmente representativa.

  • Este estudo incluiu 4.449 participantes com 50 anos ou mais da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição de 1999 a 2002 com arquivos de mortalidade vinculados ao uso público de 2011.
  • Modelos ponderados de regressão logística multivariada foram ajustados para idade, sexo, raça, índice de massa corporal (IMC), tabagismo, uso de álcool, escolaridade, atividade física de lazer, tempo sedentário e comorbidades.
Resultados
  • A prevalência de baixa massa muscular foi de 23,1% definida por massa magra apendicular (ALM) e
  • 17,0% definida por ALM/IMC,
  • a prevalência de baixa força muscular foi de 19,4%.

Nas análises conjuntas, a mortalidade por todas as causas foi significativamente maior entre os indivíduos com baixa força muscular, quer tivessem baixa massa muscular (odds ratio [OR], 2,03; intervalo de confiança de 95% [IC], 1,27–3,24 para ALM; OR, 2,53; 95% CI, 1,64–3,88 para ALM/IMC) ou não (OR, 2,66; 95% CI, 1,53–4,62 para ALM; OR, 2,17; 95% CI, 1,29–3,64 para ALM/BMI).

Além disso, as associações significativas entre baixa força muscular e mortalidade por todas as causas persistiram em diferentes níveis de síndrome metabólica, tempo sedentário e AFTL.

Conclusões

A baixa força muscular foi independentemente associada ao risco elevado de mortalidade por todas as causas, independentemente da massa muscular, síndrome metabólica, tempo sedentário ou AFTL entre adultos mais velhos nos EUA, indicando a importância da força muscular na previsão de resultados de saúde relacionados ao envelhecimento em adultos mais velhos.

Citação: LI, RAN et al. Associations of Muscle Mass and Strength with All-Cause Mortality among US Older Adults. Medicine & Science in Sports & Exercise 50(3): 458-67, 2018.

  • https://timoteoaraujo.com.br/associacoes-de-massa-muscular-e-forca-com-mortalidade-por-todas-as-causas-entre-adultos-mais-velhos-dos-eua-artigo/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.