Sugestões de aulas que trabalhem a corporeidade com idosos e os Benefícios conseguidos nessa vertente. 

Participo de um projeto na UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chamado Movimento, Saúde e Educação: um direito de todos. Onde nosso público alvo são idosos, as aulas são dadas duas vezes na semana, e as vezes tenho dificuldade de achar na literatura aulas que introduzam a corporeidade. 

Outra coisa que gostaria de saber é quais questionários seriam adequados para sabermos o perfil clinico e social dos idosos e outros assuntos que poderíamos extrair dessas intervenções para documentarmos ! 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Junho de 2013 às 15:25.

Brenda,

Hà formas de se ajudar as pessoas na vida. A mais simples, mas no meu entender, não a melhor, é a que se diz popularmente, "dar o peixe". A outra, "dar o caniço".

Estranho que um projeto que se desenvolve no âmbito da uma Universidade não tenha instruído seus adeptos a buscarem subsídios na literatura através de uma bibliografia pertinente. A impressão que dá é que "jogaram os alunos aos leões, eles que se virem".

Sugiro utilizar o mecanismo de busca do Google e, a partir de teses e trabalhos universitários, buscar a bibliografia necessária. Se não no Brasil, em alguns países que avançaram nesses estudos e sua aplicação.

Boa sorte!  

Por Timóteo Leandro Araújo
em 20 de Junho de 2013 às 18:23.

Prezada Profa. Brenda.

Nós organizamos uma publicação com o título Avaliação Física e Funcional do idoso. Visite o site www.celafiscs.org.br e no link Senior Fit.

Mais informações podemos trocar pelo e-mail timoteo@celafiscs.org.br e dividir nossa ação em SCS em SP nos Centros de Atividade Física do idoso e em 6 Asilos (ILPIs).

Um abraço

Timóteo

Por Brenda Rejane Gomes de Pontes
em 21 de Junho de 2013 às 12:50.

Caro professor Roberto, o que busco mesmo é bibliografia, que faça referencia a esse assunto, pois sozinha não consegui encontrar ! 

 

 

att. 

Por Brenda Rejane Gomes de Pontes
em 21 de Junho de 2013 às 12:50.

Obrigada professor Timóteo. 

Por Edison Yamazaki
em 22 de Junho de 2013 às 12:14.

Brenda,

Moro no país com a maior expectativa de vida do mundo, onde quase 25% da população está acima dos 65 anos.

Aqui os idosos são a maioria nas academias e nos centros esportivos. Existem todos os tipos de atiividades para eles, tudo modelado e adaptado. Na academia de ginástica onde vou diariamente, entre os horários de 10 às 18 horas, é raro encontrar alguém com menos de 60 anos. Todos dispostos e saudáveis. Interessante é que a quantidade de homens e mulheres se equivalem.

Não posso ajudar com bibliografias, pois elas estão em japonês, mas com convivo diariamente com os velhinhos talvez eu possa ajudar descrevendo o que vejo por aqui. 

Se for dos eu interesse, por favor, escreva.

 

Edison

 

Por Shyrlene Ribeiro de Carvalho
em 17 de Setembro de 2013 às 17:44.

professor vou fazer um projeto e escolhi o tema a importancia da atividade fisica na 3 idade.vc pode me da umas dicas de como proceder?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.