O acelerado processo de envelhecimento da população é observado no Brasil e no mundo. A expectativa de vida dos brasileiros , segundo o IBGE (2008) é de aproximadamente 73 anos, sendo os homens 69 anos e as mulheres 73 anos. Partindo desse pressuposto, como a população idosa deve chegar a essas idades, saudáveis e bem dispostos?

Comentários

Por Jáder de Souza Teodoro
em 6 de Dezembro de 2015 às 22:58.

O fenômeno envelhecer é natural e inerente a toda espécie e tem sido preocupação da chamada civilização contemporânea. No Japão é dever de cada cidadão e do Estado, zelar pelo bem estar do idoso como respeito e retribuição pela vasta experiência e contribuição para com a nação enquanto jovens.                                                                                                                                 No Brasil é preciso amadurecer o paradigma sobre o envelhecimento, nossos idosos merecem algo melhor do que o abandono nos asilos, casas de repouso, e/ou serem considerados como meros objetos de estante.                                                                                                                                                                                                                                                                                 Chegar aos 60 anos com qualidade de vida é o desejo das pessoas no geral, mas é o desenvolvimento do indivíduo até essa fase que decide a saúde na terceira idade. Ter hábitos saudáveis e vida ativa é essencial. E a Educação Física tem um papel fundamental nessa conquista (saúde na velhice), o praticar de exercícios físicos durante toda vida é um desencadeante para que o idoso brasileiro chegue aos 70 anos de idade com sobriedade. Sendo assim, é ideal o incentivo da escola, da medicina, das políticas públicas, da mídia e de cada um à prática de atividades física regular por toda vida.

Por Hornei Guadalupe
em 20 de Dezembro de 2015 às 18:28.

Envelhecer de forma saudável não só é possível como hoje é o objetivo de qualquer um encontrar caminhos que os levem a esse envelhecimento.

O envelhecimento saudável impõe não só boa condição física e mental como também a inclusão social que permite desempenhar tais funções.

Por Marielly Gomes Silva
em 4 de Janeiro de 2016 às 12:27.

Envelhecer de forma saudável é o desejo de todos, porém é necessário cuidar dos aspectos físico e  psicológico ao longo dessa grande jornada que é a vida. Viver bem com bons hábitos alimentares, pratica de esportes, momentos de lazer, controlar o stress e fazer o gosta são métodos eficazes para alcançar a velhice de forma saudável. 

Por Samuel Augusto Gois
em 6 de Janeiro de 2016 às 12:11.

O processo de envelhecimento ainda é pouco conhecido, porém o desgaste do organismo com o passar dos anos é inevitável deixando-nos mais suscetíveis a doenças. A prática de exercícios físicos é essencial em todas as fases de nossa vida e será ainda mais importante na terceira idade onde há uma perda de aptidão física e conseqüentemente de saúde. A atividade física agirá positivamente a nível cardiorrespiratório e também nos sistemas e órgãos. Uma boa manutenção da massa muscular e óssea na terceira idade será imprescindível para uma autonomia de vida e para que o idoso continue produzindo e realizando suas tarefas diárias. Para Otto (1987) se quisermos saúde devemos desenvolver uma filosofia de vida voltada para as atividades físicas que devem fazer parte do nosso dia a dia. 

Segundo Leite (1996) o treinamento físico pode imediatamente produzir uma profunda melhora nas funções essenciais para aptidão física do idoso colaborando para que haja menor destruição de células e fadiga, e o segredo de uma vida longa e sadia é, na verdade, uma fórmula simples, que combina a relação apropriada dos ancestrais, boa sorte e em grande parte adoção de um estilo de vida sadio. Contudo pode-se observar um ciclo vicioso, pelo qual o envelhecimento está associado a uma redução na atividade física.

Por Leandro dos Santos Oliveira
em 12 de Janeiro de 2016 às 19:36.

    O envelhecimento populacional vem tomando proporções significativas nos últimos trinta anos em nosso país. A expectativa é a de que no Brasil o número de pessoas idosas irá se igualar aos países europeus, tornando-nos o sexto país com o maior número de idosos até o ano de 2025. Dentre os diversos fatores que têm contribuído para esse fenômeno estão a preocupação com o estilo de vida e o incremento da atividade física. Não se pode interferir no processo de envelhecimento mesmo com a prática regular de atividade física, mas esta pratica pode auxiliar no processo evolutivo do envelhecimento, conduzindo a que a manifestação dos sintomas do envelhecimento e o surgimento de doenças, como a hipertensão e as doenças cardiovasculares, sejam reduzidos, o que, por conseqüência, diminuirá também o consumo de remédios.

Por Ramon Dias Lourenço
em 1 de Fevereiro de 2016 às 11:18.

O envelhecimento é um processo natural do ser humano. Mas chegar bem a esta idade requer um pouco de disciplina e cuidados ao longo do envelhecimento. O uso indiscriminado de drogras lícitas e ilícitas, a falta de atividade física e má alimentação são fatores que contribui diretamente para uma velhice conturbada.
Mas atráves de uma boa alimentação, exercício diários e cuidados com o corpo, uma vida sem estresse mais tranquila repercurte uma boa velhice e consequentemente propricia mais vitalidade.

Por Alexandre Lucas da Silva Pereira
em 1 de Fevereiro de 2016 às 14:55.

O envelhecimento saudável é constituído basicamente por 5 pilares: Dieta saudável, atividade física regular, inserção social, saúde emocional e controle de doenças.

A atividade física é muito importante, mas tem que ser prescrita por um profissional da área para que as necessidades de cada aluno sejam atendidas em seus treinos.

Por Aline Senna
em 1 de Fevereiro de 2016 às 16:21.

A preparação de um envelhecimento sadio deve começar muitos anos antes, através da adoção de um modo saudável de viver. Na velhice, o indivíduo não só colherá os frutos benéficos dessa atitude como terá formado hábitos positivos a que dará seguimento. Faz parte dessa vida saudável uma atitude otimista diante da vida; a evitação do estresse; uma dieta alimentar adequada; o não consumo excessivo de bebida alcoólica; a abstinência de fumo; a prática regular de atividades físicas evitando o sedentarismo.

 

Por Genislei José de Oliveira
em 2 de Fevereiro de 2016 às 09:12.

O objetivo da prática física nessa idade consiste em melhorar o estado geral do indivíduo. a. Promover atividades recreativas; b. Bem estar físico e mental; c. Atividades de sociabilização (em grupo, com caráter lúdico); d. Atividades moderadas e progressivas; e. Auto confiança; f. Atividade de força, com carga (principalmente para os músculos responsáveis por sustentação/postura, evitando cargas muito fortes e contrações isométricas); g. Segurança no dia a dia através do domínio do próprio corpo; h. Atividades de resistência (com vista a redução das restrições no rendimento pessoal); i. Aumento da prontidão em diversas atividades; j. Exercícios de alongamento (ganho de flexibilidade e de mobilidade) k. Fortalecimento da musculatura l. Atividades de relaxamento (diminuindo tensões musculares e mentais); m. Melhoria da resistência; n. Aumento da habilidade, da capacidade de coordenação e reação; o. Cura contra a depressão, circunstâncias de medo, decepções, vazios anteriores, aborrecimento, tédio e solidão. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.