Investigadores do Oklahoma dão receita para vida mais longa e saudável
2009-08-20

Cientistas do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade do Oklahoma, encontraram uma ligação entre um gene anti-idade e a pressão arterial. Os resultados publicados nesta edição do jornal «Hypertension» dão pistas para uma vida mais longa e saudável.

A hipertensão ou elevada pressão arterial estão associadas a riscos de ataques e falhas cardíacas, aneurisma arterial e deficiências renais, ou seja, até uma modesta pressão arterial um pouco mais elevada ameaça a esperança média de vida.

Zhongjie Sun, investigador principal do estudo levado a cabo na instituição norte-americana, testou os efeitos de um gene – o Klotho – na redução da hipertensão. Sendo assim, a experiência mostrou que o gene para além de evitar que a pressão arterial aumentasse, fazia com que esta baixasse e o mais surpreendente foi o facto de se verificar uma reversão em problemas renais.

O especialista em doenças cardiovasculares constatou que uma simples injecção de klotho pode diminuir a hipertensão durante 12 semanas ou mais. O gene pode ser concebido em pó e ingerido como bebida proteica (após ser dissolvida em água).

Klotho já testado

O estudo não é novo. A relação do gene Klotho e a sua acção anti-envelhecimento já tinham sido consideradas por cientistas japoneses, desde 1997 e posteriormente testado em ratos, no Centro Médico da Universidade Southwestern, do Texas (EUA).

O professor assistente de patologia de Southwestern, Makoto Kuro-o, disse na altura que este pode ser um dos passos mais significativos para o desenvolvimento de terapias contra o envelhecimento.

Contudo, os investigadores do Texas advertem que o aumento da actividade deste gene pode ter efeitos colaterais. Os ratos que foram submetidos à experiência tendem a ser menos férteis e apresentaram ainda uma determinada predisposição para a diabetes. Os texanos têm centrado esforços para conseguir unicamente efeitos positivos do Klotho.

Já os cientistas do Oklahoma asseguram que é seguro e que tem sido usado em terapia genética e aprovado para ser usado em seres humanos pelo U.S. Food and Drug Administration.

Klotho é o nome da deusa grega que atrasa o envelhecimento, algo que o gene descoberto parece fazer – atenua o enfraquecimento dos ossos, a obstrução de artérias e a diminuição da força muscular.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34251&op=all

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.