Para combater a sarcopenia em idosos migrantes não ocidentais, intervenções no estilo de vida com aumento da atividade física e ingestão adequada de proteínas na dieta são promissoras.
No entanto, intervenções regulares no estilo de vida baseadas na comunidade frequentemente carecem de uma abordagem sensível à cultura.
- O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção de estilo de vida sensível à cultura recentemente desenvolvida no desempenho físico de idosos surinameses não ocidentais.
Participantes
Este estudo foi conduzido com 65 participantes migrantes não ocidentais (surinameses, 65 ± 7 anos, 91% mulheres, 82% com sobrepeso ou obesidade).
Intervenção
Os participantes foram alocados para a intervenção de estilo de vida sensível à cultura (n = 35) ou para o grupo de controle (n = 30). A intervenção de seis meses consistiu em um programa de treinamento físico e um programa nutricional, ambos adaptados às necessidades culturais e pessoais dos participantes.
Medidas
O desfecho primário foi o desempenho físico, medido pelo teste de caminhada de 6 minutos.
Os desfechos secundários foram os testes de levantar e andar com tempo determinado, sentar e levantar por 30 segundos, força de extensão do joelho, testes de ficar em pé em uma perna só, massa magra de tecido mole apendicular, massa gorda, ingestão proteica e atividade física diária.
Modelos lineares mistos foram realizados para avaliar os efeitos da intervenção, com significância estabelecida em p < 0,05.
Resultados
- O grupo de intervenção melhorou o desempenho físico em 12% em relação ao valor basal

Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.