Levantamento da Secretaria de Saúde de São Paulo revela que as mulheres com idades acima de 60 anos que praticam exercícios reduzem o consumo de medicamentos. A análise do comportamento de 271 mulheres acima de 60 anos e que fazem pelo menos duas horas e trinta minutos de caminhada moderada por semana mostrou que elas têm a carga de consumo de medicamentos reduzida em até 34% em relação às mulheres que não mantêm o mesmo hábito.

Pelo método de análise adotado, as mulheres que caminharam pelo menos 150 minutos por semana em intensidade moderada, que é a preconizada pelo Programa Agita São Paulo, apresentaram um consumo de medicamentos 34% menor que aquelas que não atingiram os mesmos minutos gastos. As atividades práticas (aulas) oferecidas envolviam caminhadas e aulas de atividade física com objetivo de melhora da força muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade aeróbica.

Este resultado até o momento é o primeiro a encontrar este tipo de relação com usuários do sistema público de saúde e pode auxiliar na elaboração de novas estratégias para aumentar o nível de atividade física deste tipo de população, com o objetivo de reduzir o gasto financeiro com a distribuição de medicamentos.

Esses dados são a base da Dissertação de Mestrado do Prof. Leonardo Silva, pesquisador do Celafiscs e aluno da UNIFESP.

Solange

http://www.dgabc.com.br/News/5863278/idosa-ativa-consome-menos-medicamentos-diz-pesquisa.aspx

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.