NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM MULHERES IDOSAS

Level of physical activity in elderly women

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os níveis de atividade física (NAF) em mulheres idosas praticantes de atividades físicas acompanhadas por uma equipe de Saúde da Família da cidade do Crato- CE, Brasil. Métodos: Para determinar o nível de atividade física, utilizou-se o Questionário Baecke Modificado para Idosos (QBMI). Na avaliação estatística das diferenças obtidas utilizou-se o teste "t" de Student, com nível de significância de p<0,05 e o tamanho-efeito. Resultados: Comparando-se o nível de atividade física, conforme classificação do QBMI, das idosas que praticavam caminhada (67,2% do total, NAF = 4,45, classificado como alto) com as idosas que realizavam somente atividades domésticas (54.1%, NAF = 1,71, baixo), observou-se um D% = 160, 24%, p<0,001. O índice d de Conhen que expressa a magnitude desta diferença foi de 6,23 (alto). Conclusão: De acordo com os resultados, infere-se que

a prática de atividade física regular, como a caminhada, é capaz de melhorar os níveis de atividade motora em pessoas idosas.

Visando facilitar a citação em suas futuras publicações, tenho prazer de lhe encaminhar mais um artigo publicado pela equipe do LABIMH: o “Nível de Atividade Física em Mulheres Idosas” (doi:10.5020/18061230.2011.p25), de autoria da Profa. M.Sc. Nelyse Araújo (nelysearaujo@hotmail.com), certamente uma das mais produtiva pesquisadora oriunda do Nivelamento/UCB e que contou com a co-autoria dos Drs. Rodrigo Vale e Márcia Assunção, de sua banca de mestrado.

 

O artigo foi publicado na Revista Brasileira em Promoção da Saúde (http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=862&Itemid=1202), periódico indexado no Latin Index e arbitrado como B3 no QUALIS CAPES Interdisciplinar.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.